Pontos Turísticos da Região

Nossa região é bela e possui muitos lugares que você precisa conhecer!
Logo abaixo listamos alguns dos principais, veja:

Museu ao Ar Livre

Idealizado em 1974 pelo Pe. João Leonir Dall´Alba, do Seminário São José, por ocasião da catastrófica enchente de 23 de março daquele ano. Seu acervo resgata todas as fases da colonização orleanense. Encontram-se instaladas no Museu as seguintes unidades: salão comunitário, capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, casa do colono, cantina de vinho, galpão dos meios de transporte, engenho de açúcar, alambique, olaria, serraria, marcenaria, oficinas artesanais, atafona para moagem de milho, descascador de arroz, moagem de cereais, ferraria, monjolo simples e monjolo de quatro pilões.
Localização: Rua Pe. João Leonir Dall'Alba, s/nº, Bairro Murialdo
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Sábados domingos e feriados, das 9h às 17h30min.
Custo: R$3, 00 (entrada inteira), 1,50 (meia entrada - para grupos escolares, estudantes com carteirinha, professores, crianças com idade entre 7 e 12 anos, idosos acima de 60 anos). Menores de 7 anos entrada gratuita. A 600 metros do hotel.



Esculturas do Paredão

José Fernandes, o "Zé Diabo", um dos maiores artistas plásticos de Santa Catarina, nascido em Orleans, esculpiu passagens bíblicas em um paredão rochoso de passagem da antiga estrada de ferro que margeava o Rio Tubarão, no centro da cidade. Foram 8 anos de trabalho, em quase 200 metros de rocha, patrocinados por recursos de áreas governamentais. A 2,2Km do hotel.



Igreja Matriz Santa Otília

Com estilo gótico tardio, a Igreja Matriz Santa Otília se destaca entre as principais igrejas do estado. Sua construção foi iniciada em 1922 e por longo tempo ficou sem a torre. Sua conclusão se deu em 24 de Janeiro de 1960. No entanto muita história se acumulou antes de termos a igreja que encontramos hoje na Rua Aristiliano Ramos, nº 55. A narrativa completa sobre esta história está descrita minuciosamente no site da paróquia: http://www.paroquiasantaotilia.com.br. A 2,5Km do hotel.



Morro da Igreja e Janela Furada

Reconhecidamente o pico mais alto de Santa Catarina, com 1822 metros de altitude, o famoso Morro da Igreja está geograficamente localizado em território orleanense, no limite intermunicipal com Bom Jardim da Serra e Urubici. Nas imediações do Morro da Igreja, próximo ao limite norte com Grão Pará, encontra-se o que é considerada hoje uma das mais importantes obras da natureza além de cercada de mistérios e lendas conforme descrito: "Sobre esses dois belíssimos acidentes geográficos: Morro da Igreja e Janela Furada existem, há mais de 3 séculos muitas lendas e até mesmo registros oficiais sobre a existência de mina de prata ou de um provável tesouro nas imediações onde os padres Jesuítas teriam depositado grandes quantidades de peças em ouro, prata e pedras preciosas." A 91 Km do hotel pela Rota Grão Pará ou a 177 Km pela Rota Serra do Rio do Rastro



Serra do Rio do Rastro

Inicialmente uma trilha aberta na mata em 1870 pelos primeiros habitantes da região, carentes de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam pelo Porto de Laguna, a "Serra do Doze", foi pavimentada e iluminada na década de 80. A estrada tem 34 quilômetros. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude (altitude do Mirante). Considerada em 2015, pelo jornal britânico The Guardian como uma das 10 belas paisagens em estradas ao redor do mundo. A 37km do hotel até o topo e 24Km até a base da subida



Serra do Corvo Branco

Limite entre o munícipio de Grão-Pará a Urubici, a Serra do Corvo Branco foi a primeira estrada a ligar a região serrana de Santa Catarina ao litoral. O caminho para chegar à serra é o mesmo feito para acessar a estrada do morro da igreja. A "garganta" é o ponto mais atrativo da Serra, dois imensos paredões com 90 metros de altura, num trecho que é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil. A 60Km d hotel pela Rota Grão Pará ou 123 Km pela Rota Serra do Rio do Rastro