Como escolher um bom vinho para um momento especial

três tipos de vinhos em uma mesa com taças

O vinho certo pode fazer toda a diferença em um momento especial. É uma bebida muito sofisticada e que contém várias características que definem o seu sabor: aroma, coloração, tipo de uva, meio de produção, gradação alcoólica, entre outras.

Além de escolher qual melhor agrada o seu paladar, na hora de selecionar um bom vinho para uma determinada ocasião ou para harmonizar com uma refeição, é importante conhecer algumas regras.

Você sabe como escolher um bom vinho para momentos especiais?

Primeiramente, lembramos que existem os vinhos tinto, branco e rosé, além dos espumantes. Cada tipo apresenta características distintas.

Vinho tinto: são produzidos por meio da fermentação do suco, ou mosto, extraído de uvas pretas ou tintas. É o tipo mais comercializado dessa bebida em todo o mundo.

Vinho branco: elaborado a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca. Possui um sabor frutado e coloração mais dourada. São indicados para serem servidos gelados.

Vinho rosé: elaborado a partir de uvas escuras, porém que liberam pouca coloração ao processo de fermentação. Podem também ser um blend de uma preparação tinta e outra branca, resultando na coloração rosa suave.

Espumante: é um vinho com borbulhas! Pode-se dizer que espumante é todo vinho que passa por duas fermentações, ou seja, a primeira que é a comum a todos os vinhos, quando o açúcar se transforma em álcool, e mais uma, a que produz as deliciosas borbulhas.

A escolha de um vinho deve sempre ser baseada na ocasião em que ele será servido, como uma festa, uma reunião ou um jantar, por exemplo, pois cada ocasião sugere um vinho diferente.

Vinhos brancos, rosés e espumantes são muito associados ao verão e celebrações. Já os tintos são bastante consumidos em dias mais frescos e acompanhados por refeições.  

Para escolher um bom vinho para um momento especial é muito importante conhecer, também, os principais tipos de uva, pois cada uma apresenta suas próprias características. Confira:

Cabernet Sauvignon: os vinhos costumam ser mais encorpados e discretamente tânicos.

Merlot:  uma uva macia e com notas de ameixa, mais carnuda que a Cabernet Sauvignon, é uma uva conhecida mundialmente pelo paladar aveludado.

Malbec: os vinhos provenientes dessa uva costumam ser bastante aromáticos e com um leve sabor de especiarias.

Syrah: uva estruturada com sabor levemente frutado, cor intensa e aromas de especiarias e defumado.

Chardonnay: a uva branca mais conhecida do mundo, resulta em vinhos elegantes, frutados, normalmente com aroma e sabor de frutas tropicais.

Sauvignon Blanc: de mineralidade expressiva, apresentam boa acidez e sabor levemente herbáceo.

 

Você sabia?

Quando o assunto é vinho, Santa Catarina possui um diferencial: os Vales da Uva Goethe, uma região delimitada, na qual as videiras de Goethe são cultivadas. Sua localização privilegiada une características intrínsecas das encostas da Serra Geral, com o litoral sul catarinense nas Bacias dos rios Urussanga e Tubarão.

Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade, de frutas brancas como abacaxi, pêssego, umbu e cupuaçu. Além das características predominantes, os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada.

As cidades de Urussanga e Pedras Grandes, que ficam na mesma região de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel, representam grande parte do território dos Vales da Uvas Goethe.

Sendo assim, se você aprecia um bom vinho, o que não falta são opções de vinícolas para visitar enquanto se hospeda no Real NOB Hotel. Além disso, você pode aproveitar para levar para casa aquela garrafa para abrir em um momento especial.

Confira aqui um roteiro enoturístico na região de Orleans!

Venha desfrutar das comodidades do Real NOB Hotel e realize passeios incríveis pela região de Orleans. Aguardamos a sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email