Fotografia: como tirar boas fotos

Mulher fotografando o nascer do sol

Viajar, conhecer novos lugares e se encantar com as mais diversas paisagens é tudo de bom, não é mesmo? E quando visitamos lugares que são especiais, não podemos deixar de registar tudo em belas fotografias, afinal serão as lembranças que levaremos na bagagem para a posteridade.

Quando o assunto é fotografia, a natureza é o cenário perfeito para os mais belos registros. E em Santa Catarina você terá uma enorme variedade de paisagens que, com toda certeza, renderão cliques incríveis, seja no litoral ou pelo interior do estado.

Você já sabe como tirar boas fotos? Ainda não?

No post de hoje nós reunimos algumas dicas sobre fotografia. Confira como tirar boas fotos durante o seu passeio e não perca nenhum registro para atualizar suas redes sociais, colocar naquele porta retrato ou, então, guardar entre as suas lembranças mais especiais:

 

– Escolha um bom equipamento fotográfico

O primeiro passo para registrar belas paisagens ou os melhores momentos da sua viagem é contar com uma boa câmera fotográfica. Neste caso, vale uma câmera profissional ou então a câmera do celular, pois os mais modernos oferecem uma ótima qualidade para seus registros. Explore seu equipamento antes de viajar, isso irá garantir um controle maior na hora de fotografar os cenários escolhidos.

uma mulher fotografando o horizonte
Fonte: Renato Soares – MTUR

 

– Fotografe em ambientes com uma boa luz natural

Dica importante: a luz faz toda diferença na hora de fotografar. No caso das câmeras semiprofissionais e profissionais, você consegue manipular melhor o obturador e o diafragma, responsáveis pela velocidade e abertura da lente e ter melhor adaptação com pouca luz. Mas, smartphones ainda não contam com essa opção e não conseguem render muito bem em ambientes de baixa luz. Portanto, busque fotografar em ambientes com uma boa luz natural.

 

– Utilize um tripé ou uma base de apoio

Manter a estabilidade das mãos é um dos maiores desafios de tirar fotos com câmeras profissionais ou mesmo o celular. Neste caso, a dica é utilizar um tripé ou outro apoio para suas fotos e, assim, conseguir fotografar sem correr o risco de ter um borrão.

 

– Evite o zoom

Se você deseja fotografias com boa qualidade, a dica é evitar o zoom, pois a aproximação digital, no caso de celulares, pode deixar a imagem granulada, borrada ou, em alguns casos, fazê-la perder a definição por completo. Portanto, vale se aproximar do objeto a ser fotografado.

foto de flores

Fonte: Renato Soares – MTUR

 

– Explore os ambientes

Quando você está muito concentrado em capturar uma cena, fica bem fácil ignorar tudo o que aquele cenário tem a oferecer. Não esqueça de olhar ao redor e perceber as possibilidades de imagens. Varie a posição da câmera, explore detalhes e diferentes enquadramentos de um mesmo cenário.

foto da pedra furada

Fonte: Renato Soares – MTUR

 

– Pense no horizonte

Antes de você tirar uma foto de uma paisagem, por exemplo, sempre considere o horizonte: ele deve estar reto. Embora seja possível endireitar as imagens mais tarde na pós-produção, é mais fácil se você acertar isso com a câmera.

paisagem de flores

Fonte: Renato Soares – MTUR

 

– Regra dos terços

A regra dos terços é uma técnica simples, e que está escondida nas configurações dos celulares. Muito usada em composições de pinturas, essa regra ajuda a compor um cenário mais equilibrado, independentemente do que está sendo capturado.

Para aplicar essa técnica, é preciso que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em fotos de paisagens, por exemplo, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço. Nos pontos de interseção, você pode alinhar o horizonte, destacar árvores, prédios, pássaros ou outros elementos.

 

– Finalização

Uma dica legal para finalizar suas fotos é aplicar um tratamento de imagem. No entanto, você não precisa ser um profissional de edição de imagens para dar um toque extra nas suas fotos. Há diversos aplicativos que permitem o ajuste de contraste, brilho, balanço de branco, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques.

paisagem da natureza

Fonte: Renato Soares – MTUR

Anotou todas as nossas dicas? Use a imaginação e fotografe paisagens incríveis durante o seu passeio por Santa Catarina.

Para viver momentos inesquecíveis, venha se hospedar no Real NOB Hotel, em Orleans. Estamos localizados aos pés da serra catarinense. Faça a sua reserva!

Leia mais: O que fazer em Orleans para se sentir um insider

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email