O vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida

Mulher tomando vinho e almoçando

Branco, tinto, espumante ou rosé, um vinho é sempre uma excelente escolha de bebida para momentos especiais. Mas, você sabia que existe um vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida?

Cada vinho possui sabor e textura próprios que podem ser combinados com diversos alimentos. Para saber qual vinho harmoniza melhor com determinado prato, não é preciso ser um sommelier, basta seguir algumas dicas no momento da escolha.

Confira as nossas dicas para escolher o vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida:

Branco: harmoniza com peixes e frutos do mar, aperitivos, risoto de camarão e carnes brancas.

Branco doce: harmoniza com sobremesas, cheesecake, queijos maturados de massa semidura.

Branco seco: harmoniza com aperitivos, peixes e frutos do mar, carnes brancas grelhadas ou com molho leve, queijo de cabra, fondue de queijo.

Espumante: harmoniza com queijos de massa branca como brie e camembert, peixes como salmão, carnes gordas assadas, aves assadas, entradas, aperitivos e embutidos.

Rosé: harmoniza com carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, charcutaria, tortilhas, omeletes e entradas.

Tinto: harmoniza com carnes e vários tipos de pratos, pois os vinhos tintos são muito versáteis.

Tinto encorpado: harmoniza com queijos duros como provolone e risoto de cordeiro.

Tinto leve: harmoniza com massas com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate.

Tinto seco: harmoniza com massas com molho de tomate, molho de ervas ou molho condimentado, queijos amarelos, com parmesão, gouda e frios em geral.

Tinto seco encorpado: harmoniza com carnes assadas, queijos brancos como o brie e o camembert, fondue de carne.

Tinto seco leve: harmoniza com carnes vermelhas fritas ou grelhadas, frango assado ou cozido, pizza, bacalhau com molho, paella.

Vinho do Porto: harmoniza com frutas secas, bolos, chocolate, queijos azuis, sorvetes, sobremesas.

Agora ficou mais fácil escolher o vinho ideal, não é mesmo?

E quando o assunto é vinho, uma região que se destaca na produção da bebida é a serra e sul catarinense, principalmente na produção de vinhos finos de altitude e os vinhos de Uva Goethe.

Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade, de frutas brancas como abacaxi, pêssego, umbu e cupuaçu. Além das características predominantes, os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada.

As cidades de Urussanga e Pedras Grandes, que ficam na mesma região de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel, representam grande parte do território dos Vales da Uvas Goethe.

Que tal se hospedar no Real NOB Hotel e aproveitar para passear e conhecer a vinícolas da região?

Confira algumas vinícolas que merecem a sua visita:

Vinícola Bianco: localizada na mesma cidade do Real NOB Hotel, a Vinícola Bianco já é consolidada no sul do estado pela qualidade e excelência de seus vinhos e sucos integrais. A tradição é de família, e a vinícola conta com parreirais de uvas nobres, especialmente selecionadas para a produção. O local oferece degustação das bebidas.

Localização: Rodovia Municipal Luigi Bianco, Barracão, Orleans – SC.

Vinícola e Cantina Borgo: já imaginou tomar um bom vinho apreciando a vista de um castelo? Essa é a proposta da Vinícola Borgo. A vinícola encontra-se em um acolhedor castelo no interior da cidade de Nova Veneza, no sul do estado. A tranquila paisagem é o ambiente ideal para degustação dos produtos Borgo, que são produzidos em pequena escala, como vinhos, licores, cachaças, sucos e geleias.

Localização: Travessa Giovanni Gava s/nº, São Bento Alto, Nova Veneza – SC.

Vinícola Mazon: com parreirais próprios, a Vigna Mazon oferece visita guiada à vinícola, degustação sob reserva, local para eventos e refeições para grupos. Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe.

Localização: Rodovia Genésio Mazon, R. São Pedro, s/n – Km 5, Urussanga – SC.

Casa del Nonno: a Casa Del Nonno é mais uma vinícola que celebra a produção de vinhos típicos com uma identidade própria – que se deve à uva Goethe da região de Urussanga. A vitivinícola atende em sua adega à grupos, oferecendo degustação de vinhos e harmonizações.

Localização: R. Olivio Gealdini Mariot, 79 – Centro, Urussanga – SC.

Leia mais: Roteiro enoturístico na região de Orleans.

Venha desfrutar das comodidades do Real NOB Hotel e realize passeios incríveis pela região de Orleans. Aguardamos a sua visita!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email