O que fazer em Orleans para se sentir um insider

Uma mulher com um mapa na mão

Visitar uma cidade e sentir-se como um local é o sonho da maioria dos turistas, não é mesmo? Fugir do tradicional e conhecer lugares diferentes pode render experiências autênticas e boas histórias para contar.

A cidade de Orleans, com pouco mais de 20 mil habitantes, é rica em cultura e história e oferece diversos atrativos culturais, naturais e gastronômicos. Vamos juntos conhecer? Anote o que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Orleans para se sentir um insider:

PONTOS TURÍSTICOS

– Museu ao Ar Livre Princesa Isabel

No Museu ao Ar Livre Princesa Isabel a apresentação do acervo se dá num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida de uma comunidade, em uma determinada época, residência, igreja, moinhos, galpões e indústrias artesanais. O museu é o primeiro nesse estilo na América Latina e ocupa uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. No local, o visitante tem a oportunidade de ver rodas d’água em perfeito funcionamento, moedor de cana, mandioca e produzindo típicos produtos coloniais, do mesmo modo como era feito no final do século XIX. Alambique, olaria, serraria e cantina de vinho são outras atrações do lugar.

– Paredão do Zé Diabo

O Paredão do Zé Diabo é considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Orleans, ou seja, você precisa visitar e conhecer. A origem do nome se dá pelo autor da obra, José Fernandes, popularmente conhecido como Zé Diabo. O artista, em um trabalho de anos, entalhou cenas representativas de diversas passagens bíblicas em um paredão de pedra bruta, localizado às margens do Rio Tubarão, na passagem da estrada de ferro. As esculturas ficam a aproximadamente 500 metros da Igreja Matriz de Orleans. A visitação é gratuita.

 

– Paróquia Santa Otília

A Igreja Matriz, dedicada a Santa Otília, foi erguida em 1922 no mesmo local da primeira capela da cidade, que havia sido construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. Em frente à Igreja, no entroncamento das principais ruas da cidade, fica o Obelisco em homenagem aos povos fundadores de Orleans: portugueses, italianos, alemães e poloneses. A visitação é gratuita.

 

Casa Barzan

O sobrado da família Barzan é a única edificação das diversas regiões de imigrantes italianos de Santa Catarina construída em alvenaria autoportante de pedra que utiliza o granito e não o arenito como material construtivo. Sua planta retrata o modo usual de divisão dos cômodos nas casas dos imigrantes italianos: cozinha separada do corpo principal da residência, térreo com sala central dando acesso aos quartos e sótão utilizado também como dormitório. A edificação faz parte dos Roteiros Nacionais de Imigração.

 

GASTRONOMIA

– Big Jack

A Big Jack é uma cervejaria que começou na panelas e hoje compreende, além da produção e comercialização de cervejas artesanais, loja física e virtual de matéria-prima e equipamentos para produção de cervejas, beertrucks para atender festas e eventos da região. Vale a pena programar uma visita no pub bar da Big Jack, que conta com pratos e diversos tipos de chope.

 

– Cervejaria Lohn Bier

A Cervejaria Lohn Bier é tão perto de Orleans que resolvemos inserir no nossa lista de pontos turísticos para você se sentir um verdadeiro insider e ficar por dentro de tudo na região. A Lohn Bier está localizada em Lauro Müller, limite com Orleans. Anexo à cervejaria localiza-se o pub da Lohn Bier, onde os visitantes podem apreciar diferentes tipos de cervejas através de self servisse ainda conhecer o processo de produção da fábrica por meio de visitas guiadas.

 

– Cachaça do Conde

A Cachaça do Conde fabrica cachaça artesanalmente, com a cana-de-açúcar cultivada em terras imperiais de Princesa Isabel. Que tal apreciar o sabor com um pouco de história? O local recebe visitas com degustação de cachaças e licores.

 

HOSPEDAGEM

– Real NOB Hotel

Depois de um dia de passeio pela cidade, o local perfeito para descansar e relaxar em Orleans é o Real NOB Hotel. O empreendimento conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, serviço de lavanderia e restaurante anexo. Uma estrutura completa para receber você e sua família e fazer com que todos se sintam em casa!

Venha conhecer Orleans e hospedar-se no Real NOB Hotel! Estamos esperando pela sua visita!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email