Viajantes apaixonados pelo cicloturismo

Ciclista praticando o cicloturismo, parando para apreciar uma paisagem

As paisagens naturais de Santa Catarina encantam qualquer um por todos os cantos do estado. E têm para todos os gostos. Praias belíssimas, destinos românticos, lugares históricos que nos transportam para uma viagem no tempo e destinos de montanha com um visual de perder o fôlego. Melhor ainda se todos estes presentes da natureza puderem ser contemplados de perto, com o cicloturismo.

Não há maneira melhor para percorrer os destinos paradisíacos catarinenses senão através de duas rodas. Nada de motos ou motores nesta aventura. Aqui o desafio é na força das pernas mesmo, na bicicleta. O cicloturismo é um tipo de viagem que está se difundindo cada vez mais no mundo todo.

Cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre a diminuição dos gases que afetam o meio ambiente, emitidos por combustíveis fósseis, como o petróleo. E explorar o mundo de bicicleta está em alta, além de ser um ótimo exercício físico, necessário para nos manter com a saúde em dia.

 

Cicloturismo

A modalidade não é uma competição. O cicloturismo consiste em fazer turismo e percorrer o trajeto de uma maneira contemplativa, ou seja, sem pressa.

O perfil do cicloturismo gosta de fazer paradas, planejadas ou não, para conhecer cada peculiaridade dos locais visitados.

A bike permite isso, afinal, não se perde tempo procurando locais para estacionar ou filas em engarrafamentos, comuns vermos nas estradas brasileiras, principalmente em épocas de feriado ou alta temporada. Bicicleta é liberdade, mobilidade e seu uso tem sido cada vez mais estimulado nos grandes centros.

 

Preparando seu roteiro

Viajar de bicicleta exige preparo e planejamento. Por isso, é necessário contar com pontos estratégicos durante o trajeto para recarregar as energias, verificar as condições da bike e, se necessário, fazer algum reparo e claro, levar consigo itens fundamentais para deixar a viagem segura e confortável.

Confira algumas dicas importantes para pegar estrada pedalando:

 

1 – Leve apenas o necessário

Quando se fala em bagagem, viajar sem luxo ou itens supérfluos faz toda a diferença. Mesmo porque, a quantidade que se pode levar em um roteiro de cicloturismo é limitada.

Alguns viajantes preferem ir até o início da rota de carro, levando a bike em racks ou sobre caminhonetes. Mesmo assim, durante o trajeto a ser percorrido de bicicleta, é fundamental levar apenas aquilo que será necessário.

Uma muda de roupa a mais, uma toalha para um eventual banho de cachoeira (o cicloturismo permite fazer descobertas no meio do trajeto e um banho numa queda d’água durante o passeio em um dia de calor não parece nada mal, não é mesmo?), água, lanterna, casaco corta-vento, chave de bicicleta, para algum reparo eventual, e claro, seu smartphone com bateria para registrar cada momento. Com certeza será inesquecível.

 

2 – Planejando a rota

Estudar a rota que se pretende fazer também é fundamental para que o seu roteiro de cicloturismo não tenha contratempos. Existem vários roteiros que são frequentemente percorridos por ciclistas. Aliás, durante o seu roteiro, vale a pena parar e conversar com ciclistas mais experientes para pegar dicas de paradas e até algum eventual desvio, se necessário.

A Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco, no sul de Santa Catarina, são dois dos roteiros preferidos pelos apaixonados pelo cicloturismo. São paisagens incríveis, de tirar o fôlego e que valem a pena conhecer.

Planeje seu roteiro fazendo o cálculo dos quilômetros que pretende fazer por dia. Também é importante escolher um bom hotel para o seu descanso e até para o seu preparo antes de iniciar o trajeto.

Uma ótima dica de hospedagem é o Real NOB Hotel, na cidade de Orleans. O hotel tem fácil acesso às serras e é um dos preferidos dos cicloturistas. Conheça mais sobre os quartos disponíveis e agende sua viagem com antecedência. Planejamento é tudo!

 

3 – Conheça seu limite

Viajar sobre duas rodas exige preparo e disposição. Se você é um cicloturista iniciante, prefira rotas menos intensas, ou divida o seu roteiro em partes, planejando paradas pontuais para o seu descanso e recuperação do fôlego.

E lembre-se: quanto mais você praticar, maior será o seu preparo físico e maior será a sua disposição para percorrer roteiros cada vez mais longos e repletos de boas surpresas.

Prefira sempre viajar acompanhado. Se for em grupo, a diversão será garantida. Em grupo, um ajuda o outro, não só nas pedaladas mas também no incentivo de chegar ao ponto final do trajeto. Motivação é o ponto de partida para iniciar o seu roteiro. Lembre-se disso.

 

4 – Faça uma revisão antes de partir

Assim como nas viagens de carro, viajar de bicicleta também exige uma boa revisão nos equipamentos para não te deixarem a pé.

Mantenha a lubrificação da bike sempre em dia, verifique os freios, calibre os pneus e leve todos os equipamentos de segurança, como capacete, óculos, protetores de cotovelo e joelho e escolha roupas adequadas e confortáveis para o pedal.

Não esqueça do protetor solar e de roupas que contenham proteção UVA/UVB para que sua viagem seja repleta de bons momentos, sem qualquer tipo de perrengue.

 

Gostou das dicas? Então prepare sua bicicleta, sua bagagem e reserve seu quarto no Real NOB Hotel. Venha conhecer as mais belas paisagens da Serra Catarinense sobre duas rodas. Não há dúvidas que será uma experiência inesquecível, ótima para manter a saúde da mente e do corpo em dia.

Não esqueça de convidar seus amigos para encarar esta aventura. Com a bicicleta é possível conhecer lugares que nenhum outro meio de transporte proporciona. Estamos esperando sua visita!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email