Reorganizando a mente em meio à natureza

Mulher observando a natureza em uma montanha

Nunca se falou tanto em saúde mental como nos últimos tempos. Você concorda? Muitos de nós passaram a priorizar cada vez mais o bem-estar emocional e a pandemia tem grande relação com essas mudanças de comportamento.

Algo que ganhou muito destaque quando o assunto é saúde mental é a relação com a natureza. Estar em contato com áreas verdes, ao ar livre, respirar ar puro, sentir a sensação de caminhar na grama molhada, entre tantas outras coisas, realmente não tem preço. Por isso, hoje reunimos algumas dicas para você relaxar e reorganizar a mente em meio à natureza. Confira:

 

– Explore o seu bairro

Uma maneira de ficar próximo da natureza é dar uma olhada no bairro onde você mora e ver onde existe um cantinho com um pouco de verde. Às vezes ele está em uma rua mais arborizada ou até em uma praça.

 

– Faça atividades físicas ao ar livre

Procure incluir na sua rotina diária, ou pelo menos em alguns dias da semana, uma caminhada ou corrida ao ar livre. Busque por parques ou bosques e aproveite para se exercitar, respirar ar puro e se desligar um pouco das obrigações. Faz bem para corpo e mente!

 

– Busque um lugar ao sol

Pode até parecer uma frase um pouco poética, mas é preciso lembrar que o sol, na medida certa, é extremamente necessário para a saúde. A vitamina D é importante para a saúde mental, e ela só pode ser produzida pelo organismo quando há contato com o sol. É muito comum ouvir falar de depressão sazonal em locais menos ensolarados do planeta. Por isso, a exposição a ambientes ensolarados e ao ar livre podem ser benéficos para a saúde mental.

 

– Deixe a sua casa mais verde

Sabemos que nem sempre é possível sair para estar em contato com a natureza. Portanto, vale trazer um pouco da natureza pra dentro de casa. Existem milhares de espécies de plantas que podem ser cultivadas tanto em casas como em apartamentos. Se tiver mais espaço, invista em arbustos e vasos maiores. A jardinagem também é uma atividade terapêutica e pode ser uma aliada na redução do estresse.

 

– Viaje

Aproveite as folgas, feriados prolongados e férias e escolha um destino que ofereça atrações em contato com a natureza. Esse tipo de viagem acaba gerando muito conhecimento e experiências novas, além de fazer bem para a mente.

 

Dica: Fique atento aos sinais de cansaço mental

Chegar em casa e sentir-se cansado depois de um longo dia de trabalho é natural. No entanto, se essa sensação é constante e já perdura por meses é melhor ficar atento, pois podem ser sinais de que você está com cansaço mental.

As causas mais comuns do cansaço mental, são: trabalho em excesso, principalmente sem pausas ou férias por longos períodos; extensos períodos de estímulo intelectual, como estudo e pesquisas escolares; depressão e ansiedade.

Já os sintomas do cansaço mental surgem com o tempo e podem vir em conjunto, como desânimo; cansaço excessivo; sonolência; insônia; dificuldade de concentração; perda de memória; alterações constantes de humor; irritabilidade; angústia e tristeza.

 

Vai viajar? Escolha o sul catarinense e programe uma viagem inesquecível com inúmeras atrações turísticas em meio à natureza!

Santa Catarina é um estado privilegiado quando o assunto é natureza. Serra, cânions, mar, praias paradisíacas, cachoeiras, cenários de tirar o fôlego de qualquer um. E o melhor de tudo é que é possível visitar diversos pontos em um único passeio, basta escolher um local estratégico para hospedagem e ponto de partida.

Localizado em Orleans, aos pés da Serra do Rio do Rastro, está o Real NOB Hotel. O hotel conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, serviço de lavanderia e restaurante anexo. Uma estrutura completa para receber você e sua família enquanto curte as belezas naturais do estado.

Confira aqui algumas dicas de passeios entre a serra e mar para curtir enquanto se hospeda no Real NOB Hotel.

Estamos esperando pela sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email