Turismo: destinos para conhecer em Orleans

Homem e mulher viajando em carro

Está com uma viagem marcada ou pretende conhecer a região de Orleans, no sul catarinense? Boa notícia: nós preparamos um roteiro para lá de especial com os principais pontos turísticos da cidade. Uma lista completa com opções gastronômicas e de lazer. Confira as dicas de destinos para conhecer Orleans e a região:

 

– Réplica da primeira igreja de Orleans

Para quem gosta de turismo religioso, uma opção é visitar uma réplica da primeira capela da cidade, que foi construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e a mesma possuía quatro janelas em cada lateral e um sino atrás. Atualmente, a igreja Matriz ocupa o lugar da antiga capela.

 

– Igreja Matriz Paróquia Santa Otília

A Igreja Matriz, dedicada a Santa Otília, foi erguida em 1922 no mesmo local da primeira capela da cidade. Em frente à Igreja, no entroncamento das principais ruas da cidade, fica o Obelisco em homenagem aos povos fundadores de Orleans: portugueses, italianos, alemães e poloneses. A visitação é gratuita.

 

–Paredão do Zé Diabo

O local é considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Orleans. A origem do nome se dá pelo autor da obra, José Fernandes, popularmente conhecido como Zé Diabo. O artista, em um trabalho de anos, entalhou cenas representativas de diversas passagens bíblicas em um paredão de pedra bruta, localizado às margens do Rio Tubarão. As esculturas ficam a aproximadamente 500 metros da Igreja Matriz de Orleans, que é dedicada a Santa Otília. A visitação é gratuita.

 

– Seminário São José

O Seminário São José foi fundado em 1959 com a chegada dos Josefinos de Murialdo à cidade de Orleans. Atualmente, a localidade está alocada para uma instituição de ensino, mas todos os domingos, às 8h, os Josefinos rezam uma missa na capela do Seminário.

 

– Museu ao ar livre

No Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, a apresentação do acervo se dá num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida de uma comunidade, em uma determinada época, residência, igreja, moinhos, galpões e indústrias artesanais. No local, você terá a oportunidade de ver rodas d’água movidas à tração animal em perfeito funcionamento, moendo cana, mandioca e produzindo típicos produtos coloniais, do mesmo modo como era feito no final do século XIX. Alambique, olaria, serraria e cantina de vinho são outras atrações do lugar. Um passeio rico em cultura e história.

 

– Casa Barzan

O sobrado da família Barzan é a única edificação das diversas regiões de imigrantes italianos de Santa Catarina construída em alvenaria autoportante de pedra que utiliza o granito e não o arenito como material construtivo. Sua planta retrata o modo usual de divisão dos cômodos nas casas dos imigrantes italianos: cozinha separada do corpo principal da residência, térreo com sala central dando acesso aos quartos e sótão utilizado também como dormitório. A edificação faz parte dos Roteiros Nacionais de Imigração.

 

– Big Jack

No centro de Orleans está localizada a cervejaria Big Jack. A cervejaria nasceu no ano de 2011 e hoje compreende, além da produção e comercialização de cervejas artesanais, loja física e virtual de matéria-prima e equipamentos para produção de cervejas, beer trucks para atender festas e eventos da região. Vale a pena programar uma visita no pub bar da Big Jack, que conta com pratos e diversos tipos de chope.

 

– Lohn Bier

Uma cervejaria tipicamente familiar, nascida do hobby de um de seus membros em produzir cervejas artesanais. A Lohn Bier está localizada em Lauro Müller, cidade vizinha de Orleans, e o que não falta são motivos para visitar a sede do empreendimento. Anexo à cervejaria localiza-se o pub da Lohn Bier, onde os visitantes podem apreciar diferentes tipos de cervejas e ainda conhecer o processo de produção da fábrica por meio de visitas guiadas. Uma boa opção para um happy hour!

 

– Cachaça do Conde

A Cachaça do Conde fabrica cachaça artesanalmente, com a cana-de-açúcar cultivada em terras imperiais de Princesa Isabel. Que tal apreciar o sabor com um pouco de história? O local recebe visitas com degustação de cachaças e licores.

E depois de um dia de passeio pela cidade, o local perfeito para descansar e relaxar em Orleans é o Real NOB Hotel. O empreendimento conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões e serviço de lavanderia. Uma estrutura completa para receber você e sua família e fazer com que todos se sintam em casa!

E por falar em estrutura completa, o próprio Real NOB Hotel conta com mais uma opção turística e gastronômica para curtir em Orleans. Localizado nas dependências do hotel, com uma estrutura moderna e aconchegante, o Celeste Restô Bar abre de todos os dias para o café da manhã das 06:30 às 10h e para o jantar a lá carte de segunda a sábado das 19 às 22h. O cardápio conta com massas, carnes, sopas, lanches, drinks e muito mais.

Venha conhecer Orleans e hospedar-se no Real NOB Hotel! Estamos esperando pela sua visita!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email