Frio e neve: turismo na Serra Catarinense

Quando chega o inverno e as temperaturas caem, os cenários mais encantadores – e gelados – estão na Serra Catarinense. A região é uma das mais visitadas nesta época do ano. E não é para menos: o frio é a grande atração e o termômetro negativo proporciona paisagens branquinhas e únicas, cobertas até de neve, que aquecem o turismo.

Por ser a região mais fria do Brasil, e uma das poucas regiões brasileiras onde neva quase todos os anos, visitar a serra é o programa perfeito para quem deseja se divertir com as temperaturas abaixo de zero.

E por falar em neve, ela já deu o ar da graça em 2021. Cidades como Urupema, Urubici e São Joaquim registraram o evento, que foi histórico. Segundo a Epagri/Ciram, desde 2000, é a primeira vez que Santa Catarina teve acúmulo de neve em três dias consecutivos. O primeiro registro de neve na serra neste ano ocorreu no dia 28 de junho, uma segunda-feira, e o fenômeno se repetiu até quarta-feira, dia 30 de junho.

E o frio fez a alegria dos turistas. Muitos que subiram a serra realizaram o sonho de ver a neve pela primeira vez. Outros, que já estavam acostumados, puderam mais uma vez contemplar a beleza das paisagens, que ficaram completamente branquinhas. Um verdadeiro espetáculo da natureza. Mas, se você perdeu a primeira neve do ano na Serra Catarinense, não precisa ficar triste. A previsão dos meteorologistas indica que ela deve voltar a aparecer ainda neste inverno. Então, programe-se para subir a serra!

 

Já sabe quais são as cidades com mais chances de nevar em Santa Catarina?

Os lugares onde há maior probabilidade de nevar são as cidades mais altas, do planalto sul ao planalto norte de Santa Catarina. Confira quais são e os principais pontos turísticos para visitar durante o seu passeio pela serra:

 

URUBICI

O município de Urubici está localizado a 950 metros de altitude e é muito conhecido por suas belezas naturais, como a Cachoeira do Avencal, o Morro do Campestre e a Cascata Véu de Noiva. A Cascata Véu de Noiva conta com 62 metros de queda suave e o paredão, que fica branquinho com a água, lembra justamente um véu de noiva e chega a congelar no inverno com as baixas temperaturas.

É em Urubici que está localizado o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude. É o ponto mais alto habitado do Sul do país e onde faz mais frio.

 

SÃO JOAQUIM

O município de São Joaquim está localizado no Planalto Serrano a 1.360 metros de altitude. No inverno seus termômetros podem marcar –10°C e até –15°. As cachoeiras ficam congeladas e os campos cobertos de neve. É o único lugar no país onde, invariavelmente, neva a cada inverno.

 

URUPEMA

Em Urupema a geada e a neve são garantidas pela cidade por ter a maior altitude média do estado: 1.425 metros. O clima, a natureza preservada e a bela paisagem da região serrana atraem turistas durante todo o ano para essa pequena cidade de apenas 2,5 mil habitantes.

O Morro das Antenas, também conhecido por Morro das Torres, está localizado a 1.750 metros de altitude e é um dos pontos mais altos do sul do Brasil.

 

BOM JARDIM DA SERRA

Também considerada uma das cidades mais frias do Brasil, Bom Jardim da Serra se localiza a 1.245 metros de altitude e tem grande possibilidade de nevar durante o inverno. O município também conta com várias belezas naturais como o Cânion das Laranjeiras e o tão conhecido mirante da Serra do Rio do Rastro.

 

Os pontos turísticos da Serra Catarinense são de encher os olhos. E sabe qual é a melhor parte? Todos ficam bem pertinho do Real NOB Hotel. Ou seja, você pode aproveitar todo o conforto do hotel e ainda dar aquele passeio pela região. Que tal?

O Real NOB Hotel está localizado na cidade de Orleans, aos pés da Serra do Rio do Rastro. É a opção perfeita para você aliar conforto e diversão no inverno em Santa Catarina!

 

Faça a sua reserva e venha aproveitar o frio catarinense! Estamos aguardando a sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email