Fazer trilha é uma ótima opção para se manter em forma, arejar a cabeça e conhecer lugares novos de uma forma especial e única. Santa Catarina, um estado privilegiado quando o assunto é beleza natural, tem lugares incríveis para explorar a pé com trilhas de diferentes níveis de dificuldades.
Se você está começando a se aventurar como trilheiro, saiba que o uso de certos acessórios são importantes para o seu conforto e segurança durante a atividade.
Saiba os itens que não podem faltar na mochila de um trilheiro:
– Tenha uma boa mochila
Antes de pensar no que colocar dentro da mochila, você precisa escolher uma boa mochila. E, se você é um trilheiro ou pretende se tornar um, o investimento vale a pena. Ela deve ser leve e confortável. Além disso, bolsos ou aberturas fáceis de acessar durante a caminhada facilitam bastante, pois você não vai precisar tirar a mochila das costas para pegar a água ou o bastão, por exemplo.
– Bastão de caminhada
O bastão de caminhada é um item que não é necessário em todas as trilhas, mas indispensável em decidas para proteger os joelhos. Ele ajuda a dar velocidade em terrenos planos, como auxilia no equilíbrio para trajetos dentro de rio com pedras soltas, por exemplo. A vantagem é que se trata de um item leve e que se dobra facilmente.
– Água e alimentos de fácil consumo
Leve em sua mochila bebidas e alimentos de fácil consumo. Dê preferência a itens que não precisem ser cozinhados no caminho, como sanduíches, biscoitos, frutas, sementes e barras de cereais, por exemplo. Não esqueça da garrafa térmica com água ou isotônicos. Dispense bebida alcoólica e refrigerantes.
– Toalha de banho
A maioria das trilhas tem cachoeira, rio ou lago para dar aquele mergulho refrescante. Portanto, tenha sempre uma toalha na mochila. As mais indicadas são as de microfibra que secam rápido e são leves. Mas, uma toalha de banho tradicional já resolve o seu problema.
– Canivete e lanterna
Um canivete é indispensável na mochila de um trilheiro. Ele pode servir para abrir um lanche ou para outras necessidades. Já a lanterna serve para caminhadas noturnas. Mesmo se a previsão for retornar durante o dia, leve a lanterna para emergências. É melhor prevenir.
– Kit de primeiros socorros
Um kit de primeiros socorros é indispensável na mochila de um trilheiro, principalmente em trilhas mais longas. O kit é importante porque você pode tropeçar, ganhar bolhas e ser picado por insetos, então é melhor estar prevenido, não é mesmo? Leve também um estojo com remédios de uso pessoal e itens como esparadrapo, antisséptico, spray anti-inflamatório e antialérgico.
– Itens pessoais
Óculos de sol, protetor solar, repelente e desodorante são itens indispensáveis na mochila, bem como um boné ou chapéu e até papel higiênico. Não esqueça também que as trilhas em meio a matas ou terrenos altos demais possuem temperaturas frias, principalmente à noite. Então, leve na mochila um casaco corta-vento e uma roupa segunda pele. Prefira os mais leves, resistentes e impermeáveis.
– Saco de lixo
Um saco para o lixo é regra. Tudo o que vai para a trilha com você, volta. Não deixe lixo na natureza. Ter consciência ambiental é fundamental para preservação do meio ambiente, além de ser um gesto gentil para os próximos que frequentarão o mesmo local.
Gostou das nossas dicas sobre os itens que não podem faltar na mochila de um trilheiro?
Venha conhecer os lugares incríveis que a natureza reserva para você na região de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel. A região, entre a serra e o mar, é uma das mais procuradas pelos turistas quando o assunto é beleza natural e paisagens de encher os olhos.
Estamos esperando pela sua visita! Seguimos todas as medidas sanitárias recomendadas para receber você com o máximo de segurança!