Horta orgânica: 8 dicas de como cultivar a sua

Horta orgânica como cultivar a sua

Chegou o seu momento de ter uma horta orgânica em casa. Você mora em apartamento? Sua casa é pequena? Não tem problema, é possível plantar temperos, legumes e verduras também em pequenos espaços. Ela pode ser feita em um vaso ou em garrafas recicladas organizadas em uma horta orgânica vertical.

Existem técnicas e as plantas mais indicadas para cada situação. Você ainda pode transformar sua cozinha ou varanda em um ambiente agradável e bonito. Mas claro, se sua casa tiver mais espaço é melhor ainda.

Ter uma horta orgânica em casa tem diversas vantagens: a certeza de que os produtos que você consome são realmente orgânicos, economizar com a feira e uma alimentação mais saudável.

Também é ótimo ter um contato maior com a natureza ao colocar a mão na terra para colher o próprio alimento e ainda dividir o cultivo com sua família. E ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é necessário uma dedicação diária muito grande.

O que você precisa saber antes de tudo é: para a sua horta ser orgânica você não usará fertilizantes sintéticos ou pesticidas. Para isso há diversas técnicas para usar no cultivo das plantas. Preparamos algumas dicas para você montar sua horta orgânica. Vamos começar?

Escolha o local

O primeiro passo é definir onde sua horta ficará. É importante que o local escolhido receba luz solar por aproximadamente 5 ou 6 horas por dia. As plantas gostam de luz direta e em muitos casos ser um lugar que receba uma luz indireta não será suficiente.

Também é importante que o lugar seja protegido do vento. Em lugares abertos é possível usar o sombrite, que protege do excesso de sol e vento. Uma outra maneira é fazer a horta orgânica junto com outras espécies maiores que farão essa proteção.

Atenção ao sol

O indicado é montar a sua horta orgânica em espaços onde a luz do sol poente seja predominante. Assim as plantas conseguem aproveitar melhor o sol. Para isso sua horta precisa estar direcionada para o norte. Outra dica importante é você pesquisar a necessidade de luz de cada planta e considerar essa informação na hora de planejar sua horta.

Onde plantar?

Se sua casa possui um quintal, sua horta será feita diretamente na terra e você deve lembrar das dicas anteriores. Para quem mora em casas sem quintal ou em apartamentos, será preciso definir quais recipientes serão utilizados. A escolha precisa ser por recipientes práticos e adaptáveis ao seu espaço.

Uma dica é usar jardineiras por serem mais compridas e com um espaço para montar uma horta de hortaliças, por exemplo. Vasos separados são indicados para quem quer cultivar espécies diferentes em diferentes locais.

Outra sugestão é montar uma horta vertical com garrafas pet, ou vasos, em alguma parede da sua casa. Também existem opções de hortas verticais em madeira.

Preparar a terra

O próximo passo para você ter sua horta orgânica é preparar o solo. Ele precisa estar bem aerado, solto, para que as plantas absorvam os nutrientes. Se sua horta for diretamente na terra, será preciso revolver bem e depois fazer uma adubação. A dica é realizar esse processo nas estações mais quentes.

Para as hortas suspensas e feitas em vasos, a terra mais indicada é o substrato que já vem preparado e com a adubação orgânica indicada. Você o encontra nas lojas especializadas.

Independentemente de qual for seu estilo de horta, os dois solos precisam de uma manutenção nutricional. Uma dica é utilizar os adubos orgânicos e produzir o próprio adubo. Você pode fazer o adubo conhecido como Bokashi, que é feito com ingredientes caseiros como casca de ovos, borra de café, húmus e etc.

Escolher as plantas

Para definir quais plantas cultivar é preciso levar em conta a região que você mora, as plantas indicadas para o plantio de acordo com a época do ano, a área de cultivo, o tempo que você tem para cuidar da horta e o seu gosto pessoal. É preciso respeitar as características de cada planta para que elas possam crescer da melhor maneira.

Para ajudar na escolha, existem quatro tipos básicos de hortaliças:

  • Folhosas: alface, rúcula, chicória, brócolis, couve-manteiga, couve-flor;
  • Frutos: abobrinha, abóbora, pepino, pimentão, tomate, feijão-vagem, chuchu;
  • Tuberosas: cenoura, beterraba, rabanete, inhame, batata-doce;
  • Condimentares: alho, cebola, cebolinha, salsa, hortelã, manjericão, coentro.

Independente de qual você escolher, certifique-se de que as sementes e mudas são orgânicas.

Plantar

Após escolher as plantas e definir os locais indicados para cada uma delas, chegou a hora de plantar. É preciso respeitar o modo de crescimento de cada planta. A dica é aprender o básico sobre o cultivo das selecionadas para identificar as necessidades de cada uma delas e assim criar as condições ideais.

Cuidados

Muitas plantas são de cultivo fácil e necessitam de poucos cuidados extras. É preciso manter o solo úmido, uma boa quantidade de sol e ir acompanhando o desenvolver. Em alguns momentos, durante esse processo de crescimento, será necessário limpar o solo e retirar possíveis ervas daninhas.

Em hortas suspensas e feitas em apartamentos, os cuidados são ainda mais simples. Você pode adaptar as ferramentas com itens de casa. Por exemplo: usar uma colher para mexer na terra.

Proteção contra pragas

Talvez seja esse um dos momentos mais delicados no cuidado de sua horta. É necessário conhecer um pouco mais sobre plantio para lidar com esses visitantes indesejáveis.

Mas existem alguns inseticidas caseiros que podem ser de ótimo ajuda nesses momentos. Alho e pimenta são alguns deles. Em lojas especializadas é possível encontrar diversas opções orgânicas prontas para serem usadas. Aproveite e proteja sua horta.

Pronto! Agora é montar sua horta orgânica e esperar para colher alimentos livres de agrotóxicos. Temos a certeza que será uma fase mais saudável na sua vida porque vivemos isso diariamente no hotel. Nós, do Real NOB Hotel, temos a nossa própria horta com 300 metros quadrados de cultivo totalmente orgânico.

Por aqui escolhemos plantar alface, rúcula, salsinha, cebolinha, brócolis, abóbora, aipim, abobrinha, feijão-vagem, couve-flor, tomate-cereja e outras espécies. Você pode visitar e aproveitar a horta nos seus dias no hotel.

Real NOB Hotel – amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email