Café Colonial: como surgiu essa tradição no sul do Brasil?

Café Colonial: como surgiu essa tradição no sul do Brasil

Café colonial é um assunto que dá água na boca, não é mesmo? Imaginar uma mesa posta com uma variedade de comidas pra lá de saborosas é algo fácil pra quem conhece a região Sul do Brasil, onde a tradição é forte, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A mesa farta é um costume dos colonos que virou um atrativo turístico nessa região do país. Mas, você sabe como surgiu a tradição?

A origem da tradição dos cafés coloniais

A região sul do Brasil foi colonizada principalmente pelos imigrantes europeus. Até hoje, preserva muitos dos costumes trazidos por seus antepassados. A gastronomia é um deles. Pela forte influência da cultura alemã e italiana, o café colonial se tornou um costume familiar nas casas pelo interior dos estados do Sul.

Os colonos tinham a tradição de tomar um café da manhã reforçado antes de trabalhar o dia inteiro no campo. Além disso, os imigrantes europeus, principalmente alemães, também trouxeram o hábito de reunir a família para um café da tarde de domingo com uma mesa repleta de itens apetitosos, como tortas, pães e frios.

Com o tempo, a tradição nas casas dos colonos passou a ser servida para os visitantes que passavam pela região Sul do Brasil. E não demorou muito para se tornar um grande atrativo para os turistas, uma experiência gastronômica imperdível para quem visita o interior dos estados do Sul.

A tradição em Santa Catarina

Em Santa Catarina, como não poderia ser diferente, a tradição do café colonial também é forte, principalmente nas cidades de colonização alemã pelo interior do estado. Se você ainda não se permitiu experimentar essa delícia, não perca mais tempo.

Um café colonial geralmente inclui uma variedade de comidas típicas pra lá de saborosas. Confira algumas:

– Pães: pães caseiros, como pão de queijo, pão de forma e pão de leite, podem ser encontrados em um café colonial.

– Bolos e doces: bolos e doces caseiros, como bolo de fubá, bolo de laranja, bolo de milho, paçoca e doce de leite são frequentes.

– Queijos: uma grande variedade de queijos também se faz presente em uma mesa de café colonial, principalmente queijos regionais.

– Geleias e compotas: geleias e compotas feitas com frutas da região, como goiaba, banana, laranja e abacaxi. Tudo feito de forma caseira.

– Frios: como presunto, salames e torresmo.

– Outros pratos: como ovo mexido, ovos cozidos, frutas frescas e conservas também podem ser encontrados.

Com tantas opções gastronômicas pra lá de saborosas, é impossível não apreciar um café colonial, não é mesmo? E o momento pode ficar ainda mais especial se for desfrutado ao lado de pessoas especiais, como em família, por exemplo.

Em tempos tão corridos, em que sentar-se à mesa para fazer uma refeição com tranquilidade é raro, poder aproveitar o momento em família é um verdadeiro privilégio. Que tal programar um café colonial com seus familiares?

 

Os benefícios da refeição em família

As refeições em família têm muitos benefícios, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental das pessoas. Alguns desses benefícios incluem:

– Fortalecimento dos laços familiares: as refeições em família proporcionam um tempo para a família se reunir e se conectar, o que pode ajudar a fortalecer os laços familiares e aumentar a coesão da família.

– Comunicação melhorada: durante as refeições, as famílias podem trocar notícias, discutir problemas e compartilhar suas opiniões, o que pode ajudar a melhorar a comunicação entre os membros da família.

– Promoção de hábitos alimentares saudáveis: as refeições em família geralmente incluem comida caseira, cozinhada com ingredientes saudáveis, o que pode ajudar a promover hábitos alimentares saudáveis.

– Prevenção de problemas de saúde: as refeições em família podem ajudar a prevenir problemas de saúde, como obesidade, problemas cardíacos e diabetes, devido ao consumo de alimentos saudáveis.

– Melhora do bem-estar psicológico: as refeições em família podem ajudar a melhorar o bem-estar psicológico, pois proporcionam um ambiente acolhedor e estruturado para a família se reunir e se sentir apoiada.

– Ensinar valores e normas sociais: as refeições em família proporcionam oportunidades para os pais ensinarem seus filhos sobre valores e normas sociais, como a importância de dizer “por favor” e “obrigado”, compartilhar e ter boa conversa.

Agora que você já conhece a tradição do café colonial e os benefícios de reunir a família para uma refeição, que tal programar um passeio pelo Sul de Santa Catarina e incluir um café colonial na programação?

Venha apreciar o delicioso café colonial do Real NOB Hotel. Traga a sua família para viver uma experiência inesquecível em nosso ambiente. Por aqui, tudo é preparado com muito carinho para proporcionar aos nossos visitantes o verdadeiro sabor de um momento especial.

Aproveite também para conhecer as belíssimas atrações da cidade de Orleans, onde o Real NOB Hotel está localizado.

Real NOB Hotel – amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email