O que fazer na Serra Catarinense no verão

atividades ao ar livre para o verão na serra

Você deve conhecer vários motivos para visitar a Serra Catarinense no inverno, mas saiba que ela também é um ótimo destino para os dias de calor. Uma boa alternativa para fugir do intenso movimento do litoral no verão e das altas temperaturas, já que as máximas no verão não passam dos 30 graus.

Sabendo disso, a cada ano as cidades da região criam mais atrativos para receber os turistas. Lages, Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra fazem parte da “rota da neve”, mas no verão a rota passa a ter a cor verde da vegetação com opções de aventura, banhos de cachoeira e o contato com a natureza exuberante da região.

São muitas possibilidades para os dias de intenso calor. Separamos algumas dicas para você montar o seu roteiro de verão na Serra Catarinense. Confira:

 

Explore Urubici

Urubici é uma das cidades mais famosas da Serra e ideal para quem busca o ecoturismo. Um dos principais destinos é o Morro da Igreja e a Pedra Furada. Você não conhece Urubici se não for até esse lugares, mas saiba que é preciso pedir uma autorização ao ICMBIO.  

A Cascata Véu de Noiva também é outro cartão postal tradicional da cidade. A formação rochosa faz a água descer formando uma imagem semelhante à um véu branco, dando origem ao seu nome. A queda d’água tem 62 metros e em sua base há uma pequena e belíssima lagoa de água fria e cristalina.

 

Você também precisa conhecer:

– Serra do Corvo Branco com a possibilidade de avistar toda a serra e seus paredões no mirante.

– Altos Corvo Branco fica na mesma região e tem vários mirantes. Para quem gosta de pedalar, é possível alugar bicicletas e curtir a paisagem pedalando. Também existem balanços com lindas vistas.

– Visitar as Inscrições Rupestres também é um ótimo passeio e você ainda conhece mais a história da região.

– A Caverna dos Bugres é outro local cheio de histórias. Ela era um abrigo dos indígenas habitantes da região e fica na região do Rio dos Bugres, um local perfeito para banhos de cachoeira. Lá você também pode conhecer a queda do Rio dos Bugres e o parque Sete Quedas. Gosta de trilha? Aproveita então porque existem trilhas nos dois locais e elas levam até cachoeiras com suas piscinas naturais perfeitas para quem busca se refrescar do calor.

– O Cânion Espraiado é mais um dos locais com vistas de tirar o fôlego. Ele é um desfiladeiro da Serra Geral dividindo a região serrana com a planície. São 1500 metros de altitude com penhascos impressionantes e várias cachoeiras. Lá você pode ter a sensação de estar sobre as nuvens quando elas ocupam o cânion no início do dia ou nos fins de tarde. Também é um bom lugar para quem gosta de fazer trilha. Uma última dica para quem gosta de fotos: lá existe um balanço infinito perfeito para ótimas fotografias.

 

Uma Serra de aventuras

A Serra é ideal para quem busca fortes emoções. Uma das primeiras aventuras é conhecer a Serra do Rio do Rastro. São mais de 250 curvas nesta estrada que é uma das mais lindas e desafiantes estradas do país. Além de ser um cartão postal do estado, a região também é um bom lugar para fazer trilhas. As mais famosas são as que levam ao Cânion do Laranjeiras e ao Cânion do Funil. Busque um guia, aproveite o exercício e as belas imagens.

Seu negócio é rafting, canoagem e rapel? Existem diversas possibilidades de praticar estes esportes nos rios e cascatas da região serrana. O Rio Rufino é um dos mais famosos por ter mais de 50 quedas d’água entre 30 e 100 metros de altura. Aqui vai mais um motivo para visitar a serra no verão: existem rios em que só é possível praticar estes esportes nesta época do ano por causa da temperatura da água.

Para quem prefere os ventos, em Urubici existe um lugar perfeito para quem pratica voo livre, paraquedismo e voos com planador. O Morro do Oderdenge fica a 4 Km do centro da cidade, a 1400 metros de altitude e tem uma das melhores rampas de voo livre de Santa Catarina. Ainda falando em altura, é possível fazer uma tirolesa de 900 metros em São Joaquim. A tirolesa passa por uma floresta de xaxins gigantes. Lá também é possível praticar arvorismo e aprender técnicas de montanhismo.

Se a sua aventura é observar a natureza, o verão é uma boa época para praticar o birdwatching. Traduzindo para o português, é a observação de aves e nesta época algumas espécies vem à Serra Catarinense para se reproduzir. Fica mais fácil observar espécies como caboclinho-de-barriga-preta, o tacapulo-ferreirinho e o sabiá-ferreirinho.

 

Aos amantes dos vinhos e culinária

O enoturismo também é uma boa opção no verão. A região é um destaque nacional e internacional com alguns vinhos e espumantes premiados. Em fevereiro os turistas podem visitar as vinícolas para participar da vindima, o período de colheita da uva. É possível passear pelas parreiras, pisar nas uvas, fazer degustações e aproveitar refeições acompanhadas por um bom vinho.

Outra possibilidade, entre os meses de janeiro e abril, é participar da colheita da maçã. Em São Joaquim os pomares abrem as portas para os visitantes passearem entre as macieiras e entender como funciona o cultivo da fruta tão importante para a cidade.

Existem diversos restaurantes nas cidades serranas para quem também busca um bom churrasco ou um café colonial.

 

Gostou das dicas? Monte o roteiro que mais combina com o que você quer viver neste verão, organize sua bagagem e reserve seu quarto no Real NOB Hotel. Estamos localizados ao pé da Serra do Rio do Rastro, na cidade de Orleans, o local de partida ideal para você aproveitar as cidades da Serra. Estamos esperando sua visita!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email