Você pode fazer parte do grupo das pessoas que só viajam com tudo bem planejado ou do grupo que adora viajar de última hora. Pode ser um caçador de boas oportunidades e descontos de passagens que acabam levando ao destino que surgir. Aquele parceiro de aventura que topa uma ideia numa quinta-feira à noite para pegar estrada na sexta-feira depois do trabalho. Ou alguém que só viaja a trabalho. Se reconheceu em alguma destas situações? Ou em mais de uma? Mesmo sendo o viajante planejador, em algum momento você vai se deparar com as viagens inesperadas.
Seja qual for a situação que você estiver, nessas horas é preciso buscar caminhos para que a sua viagem de última hora não fique tão cara. Sabemos que a vantagem de planejar é conseguir preços melhores, seja nas passagens ou hospedagens. Claro que depende da época da viagem, mas geralmente fica mais fácil economizar quando tudo é feito com antecedência. Então esteja preparado para gastar um pouco mais em viagens assim.
Mas saiba que existem alternativas para não pagar tão caro assim. Separamos algumas dicas para você economizar e aproveitar uma viagem surpresa. Afinal de contas, elas podem realmente surpreender e serem mais divertidas do que você imagina, mesmo quando for uma viagem a trabalho. Confira:
Como se preparar para uma viagem de última hora?
1 – Fique atento às promoções de passagens
O item que mais encarece uma viagem de última hora é a passagem. Então ficar de olho nas promoções é importante. A maioria do sites de busca de passagens oferece alerta de preços, aproveite isso. Eles alertam o viajante sobre alterações no valor de passagens aéreas até a data da viagem. Com os alertas você fica por dentro das flutuações de preço de cada companhia aérea. Inclusive elas podem mudar suas ofertas se os voos não estiverem totalmente ocupados e você comprar uma passagem com um preço bom.
Outra dica é fazer a busca em horários alternativos. Por exemplo: durante a madrugada quando existem menos pessoas procurando. Também é mais interessante usar a janela anônima do navegador e pesquisar em mais de um buscador de preços ao mesmo tempo.
2 – Pesquise por voos especiais
Além de ficar atento aos alertas dos aplicativos de viagens e promoções, a dica é, ao pesquisar, buscar analisar também os valores dos mais diferentes tipos de trechos. Em muitos casos comprar um trecho OW (somente ida ou volta) sai mais caro do que um voo RT (ida e volta). Procure também por trechos em horários alternativos, aqueles que muitos não gostam. Algumas vezes vale a pena estar em um avião antes mesmo do sol nascer.
3 – Esteja aberto a conhecer novos lugares e destinos menos populares
Quando você não tem um destino fixo para a sua viagem de última hora, você pode se deparar com muitas dicas e promoções para diversos lugares. É um momento excelente para conhecer um novo lugar e ainda aproveitar para economizar. Em sites de busca por passagens é possível pesquisar o trechos que são mais baratos. Experimente buscar por cidades fora dos tradicionais roteiros turísticos, ampliar sua pesquisa e se abrir para novas possibilidades. Existem muitos locais para conhecer no Brasil e no mundo. Deixe-se surpreender.
4 – Opte por datas alternativas
Você consegue ser flexível com as datas? Aproveite esta vantagem! Quem não tem data fechada para viajar consegue aproveitar passagens e pacotes muito mais em conta em viagens de última hora. Embarcar dois ou três dias antes, ou depois das datas mais buscadas, pode fazer toda a diferença no preço das passagens.
5 – Fique ao menos três dias no destino
Seja numa viagem a lazer ou a trabalho, o ideal é ficar pelo menos três dias no destino de viagem. Além de aproveitar mais a sua estadia, as tarifas das passagens são menores, existe a possibilidade de encaixar datas, dias e horários mais flexíveis.
6 – Fuja da alta temporada
Viajar nos feriados e no período de férias escolares geralmente significa encontrar passagens, hospedagens e demais serviços com um valor mais alto. Também existe a alta temporada do lugar que você decide visitar, aqueles meses que são mais indicados para conhecer determinados lugares. É possível fugir destes períodos? Então faça isso, principalmente em viagens de última hora.
7 – Alugue sua bagagem ou pegue emprestado com algum amigo
Conseguiu passagens numa super promoção mas ainda precisa encontrar as malas que seguem as normas das medidas exigidas pela companhia aérea? Antes de sair para comprar malas novas, saiba que existem empresas de aluguel de bagagens. Também é sempre bom perguntar para algum amigo, ou familiar, se ele não tem uma mala sobrando e pronta para ser usada na sua viagem.
Depois da passagem, o segundo item mais importante em uma viagem de última hora é a hospedagem. A nossa dica é reservar seu quarto no Real NOB Hotel. Estamos prontos para receber você em viagens planejadas ou nessas que acontecem de forma inesperada. É só escolher o quarto que mais combina com a sua necessidade e aproveitar a estadia.