Passeio cultural e turístico em Orleans – Santa Catarina

Cidade de Orleans vista de cima

A região turística Encantos do Sul, como o próprio nome já diz, é encantadora. Suas belezas naturais, bem como os empreendimentos turísticos locais, atraem milhares de visitantes em todas as épocas do ano.   

Você vai encontrar um pouco de tudo ao visitar os Encantos do Sul. Entre as cidades que fazem parte da região está Orleans, um município encantador cravado aos pés da Serra do Rio do Rastro. 

Orleans é uma daquelas cidades pequenas, mas que não perde em nada para os grandes centros quando o assunto é charme, belezas naturais, cultura e história. 

Ah, e por falar em história, o próprio nome do lugar já é um enredo pra lá de interessante.  

Um dos pontos turísticos do lugar é a Estátua em Homenagem ao Conde d’EuAs terras onde hoje está situada a cidade de Orleans foram um dos presentes de casamento dado por Dom Pedro II à sua filha, Princesa Isabel, pela ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu, da França, príncipe francês de nascimento e brasileiro naturalizado após o casamento, cujo nome era Gastão de Orleans. Sendo assim, o nome Orleans foi escolhido em homenagem ao Príncipe consorte Conde d’Eu 

Já deu para sentir que o lugar é rico em cultura e história, não é mesmo? Confira as nossas dicas e realize um passeio cultural e turístico em Orleans, sul de Santa Catarina: 

– Museu ao Ar Livre: o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é uma instituição de caráter tecnológico, histórico e documental, que preserva, pesquisa e divulga a cultura material de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração em Orleans e região sul de Santa Catarina. A expressão “ao ar livre corresponde à forma de apresentação do acervo, num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida dos colonizadores no início do século XX. Inaugurado em 1980, é o primeiro do gênero na América Latina. 

– Pórtico: a obra da porta de entrada da cidade foi iniciada em 1996. Nela estão esculpidos temas da colonização, com índios e colonos em disputa pela terraplantações de milho, batatas, cana-deaçúcar, o engenho primitivo movido à força animal, famílias trabalhando, cultivando a terra com arado, o brasão do município, além de outras imagens da época da chegada dos colonizadores. 

– Esculturas do Paredão: Zé Diabo iniciou as esculturas em 1980. Eram dois trabalhos de ensaio: o primeiro retrata a Primeira Missa no Brasil e o segundo, a Escolarização dos índios e o Padre Anchieta. Todos os painéis são inéditos, representam a visão do artista a respeito de cada acontecimento esculpido. Em 1989, o contrato do artista com a Fundação Catarinense de Cultura foi cancelado, paralisando, assim, as obras do Paredão. 

– Escultura Padre João Leonir Dall’Alba: João Leonir Dall’Alba foi um escritor, historiador e sacerdote pertencente à Congregação de São José  Josefinos de Murialdo. A escultura é uma homenagem da Prefeitura municipal, feita pelo escultor Paulo Afonso da comunidade Pindoba. 

– Réplica da primeira igreja em Orleans: A primeira capela da cidade foi construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía 4 janelas em cada lateral e um sino atrás. Atualmente, a igreja Matriz ocupa o lugar da antiga capela. 

– Prefeitura Municipal de Orleans: A prefeitura foi construída em 1943 pelo prefeito José Antunes Maos, com uma arquitetura em estilo ART DECÓ. 

– Igreja Matriz Paróquia Santa Otília: Em 15 de dezembro de 1924 foi colocada a primeira pedra para a construção da matriz. O projeto original da igreja, que previa duas torres, não foi executado em função da planta de fundação não ser suficiente para a edificação. A finalização do projeto aconteceu em 1960Tudo foi construído com a colaboração da população. 

– Praça Celso Ramos: A Praça Celso Ramos é o ponto de encontro dos cidadãos orleanenses e visitantes. É nela que ocorrem diversos eventos culturais e as principais decorações temáticas. Diversas homenagens estão expostas na praça, entre elas está a marco que registra o tratado entre cidades irmãs de Orleans e Ala, localizada na Itália. 

– Acol – Academia Orleanense de Letras: Foi criada em 07/09/1981, devido à grande produção literária em Orleans e a admiração da população a causas culturais, tornando possível a criação dessa associação de escritores que exercitam a arte de escrever através dos diversos e diferentes gêneros literários, verdadeiro exemplo para a cultura catarinense, com fidelidade ao lema: “Escrever Sempre’’. 

– Cervejaria Big Jack: no centro de Orleans está localizada a Big Jack. A cervejaria nasceu no ano de 2011 e hoje compreende, além da produção e comercialização de cervejas artesanais, loja física e virtual de matéria-prima e equipamentos para produção de cervejas, beertrucks para atender festas e eventos da região. Vale a pena programar uma visita no pub bar da Big Jack, que conta com pratos e diversos tipos de chope. 

– Cachaça do Conde: a cachaçaria fabrica cachaça artesanalmente com a cana-de-açúcar cultivada em terras imperiais de Princesa Isabel. O local recebe visitas com degustação de cachaças e licores. 

– Vinícola Bianco: a vinícola Bianco já é consolidada no sul do estado pela qualidade e excelência de seus vinhos e sucos integrais. A tradição é de família e a vinícola conta com parreirais de uvas nobres, especialmente selecionadas para a produção. O local oferece degustação das bebidas. 

 

Onde se hospedar para visitar Orleans?  

A melhor opção para aproveitar o passeio e descansar no fim do dia com todo o conforto e hospitalidade é o Real NOB Hotel, localizado próximo os principais pontos turísticos da cidade.  

O empreendimento conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, serviço de lavanderia e restaurante anexo. Uma estrutura completa para receber você e sua família e fazer com que todos se sintam em casa!  

Venha conhecer Orleans e hospedar-se no Real Nob Hotel! Estamos esperando pela sua visita! 

Foto de Capa da cidade de Orleans. Fonte: Viajar é um prazer

 
Real NOB Hotel – Amamos receber você! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email