6 sobremesas irresistíveis para se fazer em momentos especiais

Homem e mulher pegando comida em hotel

Os doces e as sobremesas são as grandes tentações da culinária, não é mesmo? Aquele docinho depois do almoço ou do jantar sempre é muito bem-vindo. Simples ou mais elaboradas, quentes ou frias, as sobremesas são perfeitas para completar aquela refeição em momentos especiais.

Confira 6 receitas de sobremesas irresistíveis para se fazer em momentos especiais:

 

1 – Torta Banoffee

INGREDIENTES

400 gramas de biscoito maizena

180 gramas de manteiga

500 gramas de doce de leite

6 bananas

1 limão (caldo)

4 claras

5 colheres de sopa de açúcar

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga no micro-ondas e triture os biscoitos em um processador ou liquidificador. Misture até formar uma farofa grossa. Faça uma base no fundo e nas laterais de uma forma removível. Não precisa untar. Leve ao forno por 6 minutos e depois deixe esfriar. Corte as bananas em rodelas grossas. Na batedeira, faça o chantilly com as claras e o açúcar. Depois, é só montar: doce de leite por baixo, bananas, pincele o suco de limão, adicione o chantilly e por último, finalize com o maçarico se tiver. Caso não, decore com chocolate ralado ou canela. Deixe na geladeira por cerca de 2 horas antes de servir.

 

2 – Tiramissu

INGREDIENTES

500 ml de creme de leite fresco

400 gramas de queijo mascarpone

5 unidades de gemas

15 colheres de sopa de açúcar refinado

1 pacotes de biscoito champanhe

1 xícara de chá de café forte

2 colheres de sopa de licor de amaretto

1 unidade de raspas de limão

Cacau em pó a gosto

MODO DE PREPARO

Tiramisu: Prepare o café e adicione o amaretto. Bata as gemas com 12 colheres de açúcar até virar um creme e adicione as raspas de limão. Bata o creme de leite com o restante do açúcar até ficar firme. Misture o mascarpone ao creme de ovos e acrescente o creme de leite batido até ficar uma mistura homogênea.

Montagem: Molhe as bolachas no café e acomode-as na forma até forrar o fundo. Cubra com metade do creme e repita o processo. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Antes de servir, cubra com uma farta camada de cacau em pó peneirado.

 

3 – Cocada de forno com sorvete de iogurte

INGREDIENTES

3 xícaras de chá de coco fresco ralado

1 ¾ xícara de chá de açúcar refinado

6 ovos caipira

2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras de chá de iogurte natural sem açúcar já desidratado

1 xícara de chá de açúcar refinado

1 xícara de chá de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Cocada: Peneire os ovos. Junte os demais ingredientes e mexa bem. Encha os ramekins untados com manteiga e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Sorvete: Retire o excesso de água do iogurte com um tecido e uma peneira. Bata o creme de leite no ponto de chantili e reserve. Junte todos os ingredientes, coloque no freezer por 3 horas ou mais. Decore com raspas de limão siciliano.

 

4 – Mousse de limão

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

½ xícara (chá) de suco de limão

Raspas da casca de 1 limão

3 claras

2 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture o leite condensado, o suco e metade das raspas de limão até obter um creme consistente. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture com o creme de limão e incorpore delicadamente. Coloque em taças individuais e decore com as raspas de limão restantes. Leve à geladeira para firmar, por cerca de 2 horas.

 

5 – Mousse de Manga

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

1 manga grande picada

2 colheres (sopa) de suco de limão

5 colheres (sopa) de água fria

1 envelope de gelatina em pó sem sabor 12 g

3 claras

3 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Em um liquidificador, bata o leite condensado, a manga, o suco de limão e reserve. Em um recipiente, junte a água fria e a gelatina e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Adicione a gelatina ao creme de manga, misture bem. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Junte as claras em neve e incorpore-as delicadamente. Distribua a mousse em taças e leve para gelar por cerca de 2 horas.

 

6 – Creme de papaia com cassis

INGREDIENTES

1 litro de sorvete de creme

3 papaias sem casca e sementes

Licor de cassis

MODO DE PREPARO

Bata o sorvete com o mamão no liquidificador até ficar cremoso. Distribua em taças e sirva regados com licor a gosto. Dica: Se desejar um pouco mais consistente, leve ao congelador por 15 minutos.

Leia mais: 6 receitas de sopas para se esquentar no inverno.

Gostou das nossas dicas de receitas? Agora é só colocar a mão na massa e preparar aquela sobremesa especial para se deliciar. Bom apetite!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email