Tensão pré-viagem: como combater a ansiedade

Mulher loira sofrendo com a tensão pré-viagem, enrolada em um cobertor

Você já ouvir falar em TPV? Sabe o que significa?

TPV significa tensão pré-viagem. É aquela famosa ansiedade que bate quando uma viagem muito esperada está chegando perto. Geralmente ela aparece antes de viagens internacionais ou mais longas, mas pode se manifestar até mesmo em uma simples viagem de final de semana.

O frio na barriga é normal na véspera ou dias antes de embarcar. Afinal, viajar é sempre uma experiência incrível e repleta de surpresas. Não há como não criar uma expectativa, não é mesmo?

No entanto, a ansiedade pré-viagem não pode chegar ao ponto de tirar o sono de quem vai embarcar em uma aventura, pois deixará de ser somente “borboletas no estômago” para se tornar um problema.

Entre os sintomas, a ansiedade pode provocar insônia, mau humor, falta de concentração, medo, problemas gástricos, entre outros. A ansiedade pode, ainda, desencadear alguns sintomas físicos sem nenhuma explicação da medicina, como alergias, febre e dores. São as chamadas somatizações.

Quando se trata de viagens, os sintomas tendem a desaparecer com a chegada ao destino. Mas existem algumas práticas para lidar com a tensão pré-viagem e administrar a ansiedade. Confira!

 

Práticas para lidar com a tensão pré-viagem

– Anote todas as tarefas a fazer

Uma viagem sempre acaba gerando uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas antes de embarcar. Documentação, hospedagem, transporte, roteiro, orçamento e até deixar o trabalho em dia e a casa organizada.

Se a lista de coisas pendentes está fazendo você perder o sono, anote tudo em um caderno e estabeleça prazos para que cada uma seja finalizada. Ter as tarefas anotadas no papel deixará a rotina mais tranquila, sem medo de esquecer algum detalhe importante.

 

– Faça uma pesquisa completa sobre o destino

Antes de embarcar, tire um tempo para pesquisar de verdade sobre o lugar escolhido como destino. Leia sobre o clima, os pontos turísticos mais visitados, horários de pico, transporte local, locais para comer etc. Vale buscar blogs de viagem, revistas de turismo e até conversar com quem já visitou o local.

 

– Não deixe nada para a última hora

As coisas mais importantes da viagem não podem ficar para a última hora. Se for preciso renovar o passaporte, por exemplo, será praticamente impossível resolver na última semana antes da viagem. Por isso, estabeleça as prioridades e resolva tudo o quanto antes para ficar tranquilo para embarcar.

 

– Use um checklist

Sair de casa com a sensação de que algo foi esquecido não é nada agradável. Para que isso não aconteça e até para evitar que o medo de esquecer algo tire o sono antes da viagem, a dica de ouro é usar um checklist, ou a famosa listinha. Anote tudo e vá riscando o que já foi feito ou já está na mala.

 

– Arrume as malas com antecedência

Para evitar ansiedade, não deixe nada para a última hora – nem as malas. Arrumar a mala com antecedência pode tirar um peso das costas. Além disso, as chances de esquecer algo importante são bem menores.

 

– Pratique atividades físicas

Se você está se perguntando o que atividade física tem a ver com TPV, a resposta é simples: a prática de exercícios diminui a tensão, previne o estresse e proporciona mais qualidade de vida e disposição.

Mesmo com a correria antes de viajar, não deixe de cuidar do seu corpo e da sua mente. Praticar atividades físicas será um grande diferencial para evitar que a ansiedade tome conta.

 

– Minimize as preocupações

Reserve o hotel, compre as passagens, contrate um seguro viagem e confirme tudo antes da viagem. Tenha também uma forma para quitar despesas em caso de imprevistos. A organização é uma grande aliada para diminuir o estresse e a ansiedade pré-viagem.

 

Seguindo as dicas que listamos acima, certamente você conseguirá administrar a famosa TPV. Mas, reforçamos: caso sinta que a ansiedade é mais do que um simples frio na barriga antes da viagem, é recomendado consultar um médico.

O nosso desejo é que a sua viagem seja uma experiência incrível em todas as etapas. Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado!

Agora que você já sabe como lidar com a ansiedade antes de viajar, faça sua reserva conosco e venha aproveitar dias tranquilos!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email