Turismo terapêutico: quando viajar é espaço de autoconhecimento

Uma mulher sentada em meio a natureza desfrutando dos benefícios do turismo terapêutico

Que viajar faz bem para a saúde não é novidade para ninguém, não é mesmo? Mas você já ouviu falar em turismo terapêutico?

Turismo terapêutico nada mais é do que uma mistura de viagem com terapia, onde o turista tem a possibilidade de passar por vivências que contribuem para resolver problemas. Também chamado de turismo de “bem-estar”, esse tipo de viagem é indicado para todas as idades, inclusive para crianças.

A modalidade de viagem com fins terapêuticos foi desenvolvida por profissionais qualificados em psicologia e qualidade de vida. A metodologia utilizada atua sobre a reorganização neuropsicológica com atividades simples, meditativas e psicomotoras.

A principal proposta do turismo terapêutico é levar o viajante a fazer uma reflexão interior, ou seja, trata-se de uma viagem com foco no autoconhecimento.

Viajar faz bem para o corpo e para a mente. Não há quem não volte com as energias renovadas após uma viagem ou até mesmo um passeio mais curto durante um feriado ou fim de semana. No turismo terapêutico, vale viajar em grupo, com a família, amigos, de casal ou até sozinho.

O turismo terapêutico pode ajudar a superar diferentes medos. Imagine alguém com medo de altura planejando uma viagem com roteiro turístico contemplando um passeio de balão. Parece algo impossível? Pois é! Nesses casos, o passeio faz justamente parte de um tratamento para superar tal medo.

Após diversas sessões de terapia com um profissional, o fechamento pode ser a realização de algo que no começo estava fora dos planos. Vencer o medo e superar desafios faz parte desse contexto.

Uma viagem terapêutica pode acontecer de duas formas: voltada ao desenvolvimento emocional, fazendo com que as pessoas se tornem capazes de superar seus medos e problemas; ou, então, são viagens temáticas, envolvendo a parte espiritual e energética, como retiros espirituais, por exemplo.

Especialistas no assunto defendem que o turismo terapêutico “leva as pessoas ao encontro delas mesmas”. Mas, como chegar a esse momento de autoconhecimento durante uma viagem? É o que vamos explicar agora.

 

Como fazer o turismo terapêutico proporcionar o autoconhecimento?

Busque orientação profissional antes de viajar

O apoio profissional é fundamental em todos os momentos da vida em que algo não está 100%. Nesses casos, o próprio terapeuta poderá indicar a melhor forma de unir o turismo com a terapia, recomendando formas de buscar esse momento reflexivo através das vivências.

 

Faça algo por você mesmo

Um dos grandes benefícios do turismo é a sensação que ele proporciona de que você está fazendo algo por você mesmo. Isso, por si só, já é uma terapia. Além disso, especialistas reforçam que o turismo contribui para o tratamento de pessoas com diagnóstico de demência, como a doença de Alzheimer, por exemplo.

 

Priorize destinos que favorecem o contato com a natureza

Estar em contato com a natureza faz bem para o corpo e para a alma. Respirar ar puro, caminhar na sombra das árvores, mergulhar em uma cachoeira, observar os pássaros… são programações que permitem um verdadeiro momento terapêutico, principalmente para quem vive em meio ao caos das grandes cidades. Experimente o bem que a calmaria da natureza pode fazer pela sua saúde.

 

Pesquise atividades terapêuticas nesses destinos

Pesquise e inclua na sua viagem com fins terapêuticos atividades como yoga, massagem, aromaterapia, entre outras. Você pode escolher o destino com base em empreendimentos turísticos que trabalham com foco nesse tipo de serviço ou, então, buscar esse tipo de atividade na cidade que escolher para visitar.

Se você deseja aproveitar uma viagem para relaxar e refletir sobre algo que o incomoda, os destinos rodeados pela natureza são os mais indicados. Cidades pequenas, que funcionam em um ritmo menos acelerado, podem funcionar como um verdadeiro refúgio nessas horas.

 

Localizada aos pés de um dos destinos turísticos mais encantadores de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro, a cidade de Orleans é um desses destinos que convidam o visitante a viver momentos de autoconhecimento. Uma cidade tranquila, mas que ao mesmo tempo não deixa a desejar em questão de atrativos turísticos, onde a natureza é a grande protagonista.

Entre montanhas e vales, rios, cachoeiras e muito verde, é possível respirar o ar puro e realizar caminhadas em cenários incríveis. Sentar e relaxar contemplando a beleza da mãe natureza é algo que não tem preço e certamente irá proporcionar vivências enriquecedoras.

Para descansar com conforto e comodidade, o Real HOB Hotel é a melhor opção para quem visita o Sul Catarinense em busca de turismo terapêutico. Estamos preparados para proporcionar aos nossos visitantes a melhor experiência em todos os sentidos. Venha nos visitar!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email