6 dicas de como tirar fotos boas na natureza

Mulher em meio à natureza tirando fotos

A natureza em Santa Catarina é um espetáculo à parte. Você pode fazer lindas fotos no litoral, caminhar entre árvores, aproveitar uma cachoeira ou o alto de uma montanha. São diversas possibilidades de colocar a criatividade em prática e fazer bons cliques. Sem dúvida alguma a natureza é um dos melhores cenários na hora de tirar fotos.

As paisagens de tirar o fôlego ajudam em qualquer composição de imagem. Você ainda pode viver as sensações que só a conexão com o meio ambiente proporciona. Praticamente impossível sair algo errado, né? Não, infelizmente não, nós sabemos que pode dar errado sim.

Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a experiência fotográfica. São ações que vão além do ter um bom equipamento, seguir as regras de enquadramento, levar tripé ou qualquer outra técnica de fotografia.

Uma delas é pensar em alguns detalhes importantes que ajudarão no máximo aproveitamento do que a natureza tem para oferecer na hora dos cliques. Se imagine chegando no lugar que você sonhou em conhecer e quer fazer muitas fotos. Aquela paisagem maravilhosa e que certamente renderiam fotos lindas.

Todos nós temos um lugar assim em mente, certo? Mas, e quais poses fazer? Como aproveitar a melhor luz? O melhor ângulo? Calma, vamos ajudar você. Neste texto estão seis dicas para facilitar a missão fotos na natureza. Confira:

 

1 – Saiba o que você quer fotografar

Existem lugares em que a fotografia é um dos pontos mais importantes da viagem. Então elas merecem um bom planejamento. Adicione o item fotos ao seu roteiro de viagem como um item que também precisa ser planejado.

Por exemplo: se você vai em um lugar em que o pôr do sol é o grande destaque, organize seu roteiro para estar no melhor lugar e na hora certa para aproveitá-lo. Você pode fazer um piquenique no lugar e dar um tom romântico para as suas fotos.

Se o plano é fazer uma trilha até um cânion e lá fazer várias fotos, pense o que você pode levar para deixar a composição da sua imagem ainda mais bonita. Uma pré-produção certamente faz toda a diferença.

 

2 – Você precisa de alguma permissão especial?

Existem parques estaduais e nacionais protegidos pelo IBAMA ou pelo ICMBIO, por exemplo. Nesses casos, há diversas regras e você precisará pedir autorização para entrar nesses lugares. Santuários da vida selvagem são exemplos de lugares que precisam de autorização. Fique atento para não perder viagem.

 

3 – Fique atento aos horários de funcionamento

Algumas áreas naturais e parques têm horário para abrir e fechar. Para evitar planejar uma foto e chegar no local já fechado, pesquise esse detalhe.

Também existem os horários dos animais que estão em alguns parques e áreas naturais. Caso sua ideia seja fazer uma foto com algum animal, busque saber quais são os horários em que eles estão mais ativos, quando existe alguma apresentação ou é mais fácil conseguir fazer a foto.

 

4 – Fique de olho no clima

Ao planejar a sua viagem, pesquise qual é a melhor época do ano para conhecer o destino escolhido, pois é importante saber o que esperar do clima.

Ao ter a data marcada, siga acompanhando a previsão do tempo durante toda a viagem. Além de uma questão de saber qual é o clima ideal para as fotos que você vai fazer, também é uma questão de segurança. Não é recomendado estar na natureza em dias com mau tempo.

 

5 – Pesquise poses e ideias

Uma boa fotografia vai além do equipamento certo e do cenário. Ela é feita através de ideias criativas. Busque inspiração em fotografias que você gosta, procure cliques feitos em lugares parecidos com o que você vai e estude poses.

Muitas pessoas não sabem como posar para uma foto ou quais ângulos são mais favoráveis. Certamente essa pesquisa vai ajudar na hora de fazer aquela fotografia na cachoeira.

 

6 – Tenha paciência e aproveite a paisagem

Encontrar o melhor enquadramento, a melhor luz e a melhor pose pode levar um tempo. Se você tem esse tempo, aproveite!

Tirar fotos na natureza é ainda mais especial porque você pode aproveitar e se conectar ainda mais com o lugar em que está. Um campo de flores é um lugar que traz diversas sensações, você pode observar o ambiente e transmitir isso em suas fotos.

 

Pode colocar na sua mala estas dicas, seu celular e sua câmera fotográfica e você estará pronto para viajar com a certeza de que voltará com boas fotos.

O Real NOB Hotel está aqui para receber você. Estamos em meio a uma grande e variada diversidade de belezas naturais, rotas turísticas que encantam e te fazem querer retornar. Venha, estamos esperando você.

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email