Festas em Santa Catarina: tradições vivas através da diversidade cultural

Festas em Santa Catarina

O mês de outubro em Santa Catarina é um mês de muitas festas! Os famosos e tradicionais eventos nesta época do ano são a grande atração do estado e encantam milhares de visitantes do país todo.

A maior e mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau – que neste ano acontece de 5 a 23 de outubro de 2022, no Parque da Vila Germânica. No entanto, a Oktoberfest não é a única! Muitas outras festas são realizadas em diversas regiões de Santa Catarina, cada uma evidenciando diferentes tradições e costumes. E você sabe o que está por trás de tantas festas? A valorização da cultura!

Santa Catarina tem como caraterística a diversidade cultural, que podemos observar facilmente circulando pelo estado. No litoral o destaque fica por conta dos casarões portugueses, que são o charme do Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, por exemplo.

Já a arquitetura em estilo enxaimel encanta no Vale do Itajaí e no Norte do Estado, como nas cidades de Blumenau, Pomerode e Joinville. As tradições italianas, por sua vez, ainda são fortes no Oeste e no Sul, a exemplo da cidade de Urussanga que conta com um rico centro histórico de encher os olhos.

Todas essas regiões e cidades com forte veia turística são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense. Dezenas de conjuntos arquitetônicos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ou pelo Estado e pelos municípios, com o objetivo de proteger a história e a riqueza cultural.

 

Circuito das Festas Culturais

Além do patrimônio arquitetônico, outra frente de divulgação da cultura catarinense são os eventos já consagrados, como o Circuito das Festas de Outubro, com destaque para a Oktoberfest, de Blumenau; o Festival de Dança de Joinville; a Festa do Pinhão, em Lages; e a festa do Divino Espírito Santo, uma tradição dos açorianos celebrada principalmente em Florianópolis e nos municípios litorâneos.

A Festa do Pinhão, em Lages, o Festival de Dança de Joinville e a festa do Divino Espírito Santo são realizadas na metade do ano. Em Criciúma, a Festa das Etnias já foi realizada também no mês de setembro. Mas, se você gosta de diversão, calma que ainda dá tempo de curtir muita coisa no estado neste ano. Programe-se para curtir as festas de outubro que já estão acontecendo. Confira o calendário com as mais tradicionais:

 

34ª Marejada – Itajaí

Onde: Centreventos Itajaí. Avenida Min. Victor Konder, n° 303, bairro Centro.

Quando: 6 a 23 de outubro de 2022.

 

30ª Festa do Imigrante – Timbó

Onde: Parque Henry Paul. Rua Professor Július Scheidemantel, 718, bairro Centro.

Quando: 29 de setembro e 1º de outubro e de 7 a 12 de outubro de 2022.

 

37ª Oktoberfest – Blumenau

Onde: Parque Vila Germânica. Rua Alberto Stein, 199, bairro Velha.

Quando: 5 a 23 de outubro de 2022.

 

Tirolerfest – Treze Tílias

Onde: Parque Johann Otto Küng. Rua Domingos Perondi.

Quando: 7 a 13 de outubro de 2022.

 

35ª Fenarreco – Brusque

Onde: Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Rua Gentil Battisti Archer, bairro Centro.

Quando: 6 a 16 de outubro de 2022.

 

27ª Festa do Produto Colonial – São Martinho

Onde: Pavilhão do Produtor Colonial. Avenida Frederico Schumacker, bairro Centro.

Quando: 21 a 23 de outubro de 2022.

 

Das festas citadas, a maior e mais tradicional é a Oktoberfest de Blumenau. Na última edição, que aconteceu em 2019 – antes da pandemia, o evento reuniu mais de 500 mil pessoas, lotando os pavilhões do Parque Vila Germânica.

E para quem prefere fugir um pouco dos grandes eventos, a dica é buscar por festas tradicionais em cidades menores, onde a cultura é igualmente valorizada, mas permite que se aproveite os atrativos de uma maneira um pouco mais tranquila.

Um exemplo é a Festa do Produto Colonial, na cidade de São Martinho, no sul do estado. O evento costuma reunir bandas tradicionais que se apresentam na Oktoberfest, comidas típicas, desfiles, feira de artesanato e muito chopp.

A cidade de São Martinho fica próxima da cidade de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel, a melhor opção de hospedagem para quem quer curtir as festas tradicionais e ainda conhecer as belezas naturais de Santa Catarina e os atrativos culturais.

O Real NOB Hotel é o ponto de partida perfeito curtir a festa e para conhecer a cultura alemã da cidade de São Martinho, bem como a cultura italiana em Urussanga – com destaque para as vinícolas.

Venha conhecer um pouco da tradição e da diversidade cultural de Santa Catarina. Hospede-se no Real NOB Hotel e viva uma experiência completa!

Não perca tempo, pois a programação já está acontecendo!

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email