Venha conhecer o Vale da Uva Goethe

Parreira de uva verde

Vinhos brancos, frisantes e espumantes: eles vêm conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros e apreciadores da bebida. A uva Goethe é uma variedade rara e exclusiva da região Sul de Santa Catarina.

Se você é um apreciador de um bom vinho, certamente já ouviu falar nos vinhos de uva Goethe. Mas, caso ainda não conheça, vamos te apresentar tudo sobre um dos diferenciais dos vinhos produzidos no estado catarinense.

Os Vales da Uva Goethe são uma região delimitada, na qual as videiras de Goethe são cultivadas. Sua localização privilegiada une características intrínsecas das encostas da Serra Geral com o litoral sul catarinense, nas Bacias dos rios Urussanga e Tubarão.

 

História

Quando os imigrantes italianos produziram as primeiras garrafas do vinho Goethe em Santa Catarina, há mais de 120 anos, não podiam imaginar que aquela bebida, fruto de tradições antigas adaptadas às condições do Brasil, se tornaria tão importante. O produto ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado. Em 2011 se transformou na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina.

Os fatores climáticos e geográficos do território, somados às características culturais dos povoadores vindos do norte da Itália, onde os vinhos brancos aromáticos são tradicionais, formaram a tipicidade do vinho Goethe da região. O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, ProGoethe, reúne a cadeia produtiva.

 

Características

Os vinhos de Uva Goethe têm aromas de intenso frescor e jovialidade, de frutas brancas como abacaxi, pêssego, umbu e cupuaçu. Além das características predominantes, os vinhos produzidos com a uva Goethe são delicados e possuem um paladar macio e acidez equilibrada.

Visão: os vinhos Goethe são límpidos e brilhantes, coloração amarelo palha com nuances que vão do esverdeado ao dourado.

Olfato: o aroma revela grande delicadeza, com boa intensidade e frescor. Apresenta notas frutadas e florais com toques cítricos e minerais. Os aromas que mais se destacam são os de frutas como pêssego, maracujá, fruta branca e abacaxi.

Paladar: os vinhos Goethe apresentam corpo do leve ao médio, com boa acidez e bem integrados. São refrescantes e persistentes.

Os Vales da Uva Goethe possuem uma condição climática única por sua localização estratégica entre a Serra do Rio do Rastro e o Litoral Catarinense. Condição essa que garante uma tipicidade característica aos vinhos. Com temperaturas que variam de -4°C a 40°C, os Vales da Uva Goethe produzem uma uva forte e robusta, com sabor cítrico e frutado, passando um toque mineral e especial aos vinhos Goethe.

As uvas Goethe são diariamente submetidas as variações de temperatura proporcionadas pela variação topográfica da região. Durante o dia, a influência dos ventos quentes que sobem a serra e à noite o ar frio que desce a montanha esfriando rapidamente o planalto, deslocando-se em direção aos Vales da Uva Goethe.

 

Vindima Goethe

Todos os anos, durante os meses de janeiro e fevereiro, a cidade de Urussanga realiza a Vindima Goethe, uma celebração que evidencia a colheita da uva.

A programação compreende ações dentro das vinícolas locais, com a colheita nos parreirais, ritual tradicional da pisa das uvas com os pés, passeios na colônia, oficinas, venda de artesanatos e produtos coloniais, exposições e manifestações artísticas, entre outras atividades na praça central da cidade e parque.

 

Roteiro enoturístico na região de Orleans

As cidades de Urussanga e Pedras Grandes, que ficam na mesma região de Orleans, onde está localizado o Real NOB Hotel, representam grande parte do território dos Vales da Uvas Goethe.

Sendo assim, o que não falta são opções de vinícolas para visitar enquanto se hospeda em nosso hotel. Confira algumas sugestões:

 

Vinícola Trevisol: localizada na cidade de Urussanga, Vale da uva Goethe, a Vinícola Trevisol produz vinhos e sucos de uva com o mesmo costume e a dedicação herdados dos imigrantes italianos. É possível agendar visita para conhecer a vinícola, cercada de belezas naturais. O local também atende grupos de turismo e excursões.

Vinícola Mazon: com parreirais próprios, a Vigna Mazon oferece visita guiada à vinícola, degustação sob reserva, local para eventos e refeições para grupos. Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe.

Vinícola De Noni: degustar vinhos é um programa pra lá de saboroso em Urussanga e a Vinícola De Noni é mais uma opção que merece a visita. O local conta com degustação em horário comercial, de segunda a sexta-feira e também aos fins de semana. Em seus rótulos você encontrará vinhos e espumantes.

Casa del Nonno: a Casa Del Nonno é mais uma vinícola que celebra a produção de vinhos típicos com uma identidade própria – que se deve à uva Goethe da região de Urussanga. A vitivinícola atende em sua adega à grupos, oferecendo degustação de vinhos e harmonizações.

Vinícola Irmãos Felippe Azambuja: a Vinícola Felippe, fundada em 1951, iniciou a produção de forma artesanal, onde se amassava as uvas com os pés. Atualmente, ainda sob administração familiar, é a única na comunidade de Azambuja que produz vinho Goethe de maneira industrial. A propriedade conta com quatro hectares com parreiral de uva Goethe e possui localização privilegiada, na comunidade histórica de Azambuja, sede da colonização italiana no sul de SC e componente do roteiro: Caminhos da Imigração Italiana.

Venha conhecer o Vale da Uva Goethe e desfrutar das comodidades do Real NOB Hotel. Aguardamos a sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email