Turismo religioso: destinos para visitar em Santa Catarina

Mão com Bíblia e rosário com cruz.

A fé move montanhas e também move turistas. O turismo religioso movimenta milhões de pessoas no mundo todo, que vão em busca de locais sagrados ou importantes para a religião que seguem. Mas, independentemente da religião, o turismo religioso também é um passeio que promete agradar a todos os tipos de turistas, pela história e simbologia que muitos destinos carregam.

Em Santa Catarina o turismo religioso também se destaca. As atrações vão de igrejas centenárias a grutas católicas, além de romarias, peregrinações e celebrações de fé.

Conheça alguns dos destinos turísticos religiosos em Santa Catarina:

 

– Vargem do Cedro: Capital Mundial das Vocações

Vargem do Cedro é um distrito do município de São Martinho e é considerado pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações, devido ao grande número de religiosos que saíram desse local. Se destaca também por sua exuberante natureza, e por sua cultura alemã, atraindo assim muitos turistas. O povo de Vargem do Cedro caracteriza-se pela religiosidade e sempre organizou uma vida social e comunitária em torno da igreja.

 

– Imaruí: Santuário e gruta Beata Albertina Berkenbrock

Beata Albertina Berkenbrock morreu aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931. Natural de Imaruí, no Sul de Santa Catarina, a menina foi atacada em um matagal por um conhecido da família. A garota resistiu à tentativa de abuso sexual e foi degolada pelo agressor. Por lutar para preservar sua virgindade, ela foi chamada de santa mártir.

Depois de sua morte, o túmulo onde foi enterrada passou a ser um ponto de procissões, que fica no Cemitério de São Luís, uma pequena comunidade que pertence a Imaruí, mas localizada no limite com São Martinho, por onde o acesso é mais fácil.

O processo de beatificação iniciou em 1952, foi paralisado durante várias décadas, retomado no ano de 2000 e concluído em 20 de outubro de 2007.

 

– Réplica da primeira igreja de Orleans

A primeira capela da cidade de Orleans foi construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía quatro janelas em cada lateral e um sino atrás. Atualmente, a igreja Matriz ocupa o lugar da antiga capela.

 

– Igreja Matriz Paróquia Santa Otília, em Orleans

A Igreja Matriz, dedicada a Santa Otília, foi erguida em 1922 no mesmo local da primeira capela da cidade, que havia sido construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. Em frente à Igreja, no entroncamento das principais ruas da cidade, fica o Obelisco em homenagem aos povos fundadores de Orleans: portugueses, italianos, alemães e poloneses. A visitação é gratuita.

 

– Seminário São José, em Orleans

O Seminário São José foi fundado em 1959 com a chegada dos Josefinos de Murialdo à cidade. Para a instalação do novo Seminário, 6 hectares de terra foram doados e posteriormente mais 45 hectares foram adquiridos.

Orleans estava adormecida, desanimada e a construção do seminário despertou o povo para outras iniciativas. Atualmente, a localidade está alocada para uma instituição de ensino, mas todos os domingos, às 8h, os Josefinos rezam uma missa na capela do Seminário.

Gostou das nossas sugestões de destinos religiosos em Santa Catarina? Todos os pontos que citamos aqui estão localizados na cidade de Orleans ou em cidades próximas. Então…

Você já sabe onde se hospedar durante o passeio pela região de Orleans?

A melhor opção para aproveitar o passeio e descansar no fim do dia com todo o conforto e hospitalidade é o Real NOB Hotel, localizado próximo aos principais pontos turísticos da cidade.

O empreendimento conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, serviço de lavanderia e restaurante anexo. Uma estrutura completa para receber você e sua família e fazer com que todos se sintam em casa!

Além de toda a comodidade, o Real NOB Hotel também oferece segurança aos hóspedes durante esse momento delicado que estamos vivendo por conta da pandemia gerada pelo novo Coronavírus. O hotel conta com o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. O Selo Turismo Responsável é um programa do Ministério do Turismo que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

 

Venha conhecer os pontos de turismo religioso em Santa Catarina e hospedar-se no Real Nob Hotel! Estamos esperando pela sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email