Aventura: ciclismo na Serra Catarinense

Mulher ciclista subindo a serra Catarinense

Surgido no final do século 19, o ciclismo é uma prática esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos, sendo um dos esportes mais praticados no Brasil atualmente. Por ser um esporte que permite um contato direto com a natureza, pedalar uma bicicleta é uma forma de desvendar belas paisagens em suas trilhas.

O ciclismo pode ser por pura diversão e aventura, como também é possível competir sob duas rodas. Existem muitas modalidades de competições de bicicleta, cada uma com suas singularidades e regras. Você já sabe quais são? Confira só:

– Ciclismo de estrada: é uma das modalidades mais praticadas, sendo que algumas das competições mais famosas desse esporte em todo o planeta são realizadas nesse estilo. Os campeonatos de estrada são disputados de maneira individual ou por equipe, sendo que existem dois estilos de competição, o de resistência e o de tempo. O ciclismo de estrada é praticado com as chamadas speeds, bicicletas que têm os pneus bastante finos e que são mais leves que as tradicionais, além de serem desenvolvidas com uma aerodinâmica que favorece o ganho de velocidade e estabilidade nas estradas.

– Montain Bike: praticar mountain bike é uma atividade indicada para quem tem espírito aventureiro, pois essa modalidade de ciclismo proporciona momentos de muita emoção e manobras arriscadas. Por ser disputado em uma pista de terra com subidas e descidas e, em alguns estilos, com obstáculos, esse tipo de ciclismo proporciona belas imagens e deixa os espectadores dos campeonatos encantados. A prática dessa modalidade demanda o uso de bicicletas resistentes e com os pneus mais largos, pois isso é crucial para que os atletas mantenham a estabilidade nos terrenos acidentados.

– BMX (BICICROSS): é uma das modalidades de ciclismo que mais exige habilidade por parte dos atletas. Esse tipo de ciclismo é praticado com bicicletas que têm pneus menores, geralmente com apenas 20 polegadas de diâmetro. O BMX é dividido em BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

Anotou as modalidades? Seja por lazer ou competição, o ciclismo certamente é um esporte que proporciona inúmeros benefícios. Que tal aliar os benefícios do esporte e ainda curtir belas paisagens na Serra Catarinense?

As montanhas icônicas da Serra Catarinense inspiram e desafiam os pedalantes. Por isso, selecionamos alguns pontos turísticos para incluir na aventura sob duas rodas e tirar o fôlego dos atletas. Confira:

– Serra do Rio do Rastro: com 284 curvas e 12 quilômetros de subida, o caminho entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra é, sem dúvida, uma das mais belas estradas de montanha do Brasil. O trajeto, em meio aos incríveis cenários, encanta a todos que por ali passam.

– Morro da Igreja: em Urubici, o Morro da Igreja é o ponto mais alto do Sul do Brasil e um mirante único para a Pedra Furada e toda a Serra Geral. Apesar das montanhas, há vários trechos planos perfeitos para pedalar.

– Serra do Corvo Branco: a serra liga Urubici a Grão Pará e conta com um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. A estrada é vertiginosa, revelando paisagens deslumbrantes. É importante redobrar a atenção, porque as curvas são fechadas e a estrada é estreita em muitos pontos.

 

Descanse aos pés da Serra Catarinense

Localizado na cidade de Orleans, sul de Santa Catarina, o Real NOB Hotel é o ponto de partida e de descanso ideal para quem deseja se aventurar pela serra.

O Real NOB Hotel conta com 59 unidades habitacionais, possui amplo estacionamento, café da manhã, sala de estar, academia, sala de jogos, salão de eventos, sala de reuniões, serviço de lavanderia e restaurante anexo. Uma estrutura completa para receber você e seus amigos e fazer com que todos se sintam em casa durante a aventura por Santa Catarina!

Estamos esperando pela sua visita!

 

Real NOB Hotel – Amamos receber você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email